Pular para o conteúdo principal

1 Imagem, 140 Caracteres # 253 - Resistência

Oi, gente!

Aqui estamos com a nossa tradicional Blogagem Coletiva das nossas sextas-feiras!


Ontem não consegui programar a postagem, então estamos aqui na sexta de manhã! 

Vamos à nossa imagem? 


Muitas pessoas ignoram, mas temos muitos outros idiomas além do oficial, o português. E grande parte destes outros idiomas são línguas indígenas. Erroneamente acabamos lembrando apenas de "tupi e guarani" , mas há muito mais tribos, algumas com pouquíssimos representantes e em alguns casos, apenas um falante do idioma próprio. 
Nosso Brasil tem silenciado a riqueza cultural e linguística advinda destes povos, que aqui estavam  antes do processo de colonização, lembrando-se deles somente em datas comemorativas ou quando alguma notícia de graves acontecimentos, ou de protestos, chega a ser veiculada na  mídia. 

Lendo algumas matérias durante esta semana (colocarei  link após a imagem e participação), acabei optando pela imagem abaixo para nossa BC: 




Alijados de nossa própria pátria, 
Resistimos, bravamente
Entre suor, sangue e  lágrimas
Não apagarão nossa história! 










Bom final de semana! 




Comentários

  1. Imagem linda e provoca uma bela reflexão! Fiz rapidinho antes de ir pra praia. Férias quase acabando...beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida amiga Mari!
    Depois volto com minha participação com carinho.
    Gostei muito da imagem. Significativa demais...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei, querida, com meu link e comentar o seu.

      http://www.escritosdalma.com.br/2018/07/resistencia-pela-fe.html?m=1

      Sabe, opto pelas coisas lindas que desfruto no Brasil.
      Seu pensamento final está bem de acordo com minhs fé e esperança em nossa Pátria.
      Amei participar nestas horas em que estou vivendo toda esta realidade que postei incluindo as fotos que ilustram minha postagem.
      Obrigada, é vida real que segue...
      Bjm carinhoso

      Excluir
  3. Boa tarde, Mari
    Uma leitura interessante assim como a imagem.
    Gostei!
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  4. Uma boa noite e feliz fim de semana Mari.
    Uma bela e instigante imagem para hoje e você bem direcionou com seu olhar critico da historia deste nosso país e vou por aí também, pois os povos que fizeram a história estão lançados à todo tipo de sorte e invisibilidade.
    Parabéns pela leitura e escolha.
    Sou fá desta BC e lamento não ter entrada antes.
    Meu terno abraço amiga.

    ResponderExcluir
  5. Uma crítica bem própria, pois é uma raça cujo valor não é considerado. São invisíveis como bem colocou o Toninho.

    ResponderExcluir
  6. Triste sina de um povo órfao em sua propria terra!!!! bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Mari, boa tarde.
    Claro que vim ansioso pela imagem de hoje.
    Fico no aguardo amiga.
    Abraços e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Devaneie você também!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias, de Ruth Rocha

O exemplar que tenho em casa, velhinho mas em bom estado Livro : Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias Autora : Ruth Rocha Ilustrador : Adalberto Cornavaca Edição : 33ª Ano : 1976 Editora Salamandra Ruth Rocha é uma das minhas autoras preferidas, pela sua capacidade de criar histórias infantis que levam à reflexão e de tocar em temas dito espinhosos.  Já falei sobre este assunto em uma resenha de outro livro, O Que Os Olhos Não Vêem , aqui mesmo neste blog. Para quem não está associando o nome à pessoa, ela é autora também de O Reizinho Mandão , Dois idiotas sentados cada qual no seu barril , Sapo Vira Rei Vira Sapo,   entre outros. Neste livro, Ruth Rocha conta três histórias, protagonizadas por crianças que vivem no espaço urbano. São situações do cotidiano,que estas crianças resolvem a seu modo, aprendendo e crescendo com os desafios a elas impostos.    -------------------------------- E m Marcelo, Marmelo, Martelo, história que dá título

1 Imagem, 140 Caracteres #441

 Uma semana se passou e ainda há reflexos da Páscoa no ar...  Tudo bem aí com vocês? Espero que sim! Preparei a postagem mas a internet me passou a perna e agora que dei a volta nela (ahhaha) aqui estamos de novo!  Como já está tarde, arrumei o texto para ficar mais enxuto. Vamos para nossa imagem da semana? Imagem obtida no site Carta Capital Descrição: a imagem mostra um casal de idosos, de costas, caminhando sobre uma passarela de cimento em uma área arborizada . À esquerda vê-se parte de um banco. O homem veste uma camisa azul clara e calças jeans e está de mãos dadas com a mulher, que usa saia marrom e uma blusa de frio branca e meias brancas e longas.  Ambos tem cabelos brancos e curtos.  .................................................................................................. A praça mudou, a cidade ao redor também. Mas você continua aqui ao meu lado. Isso é o que importa no final das contas.  .............................................................................

1 Imagem, 140 Caracteres # 443

Boa noite!!! Passei a semana gripada, o que significa que olhar para uma tela de computador era bem complicado. Tanto que tenho até trabalho atrasado por conta disso. Mas enfim, vamos ao que interessa: a sexta-feira está quase acabando e ainda dá tempo para a nossa blogagem semanal acontecer!  Então, vamos lá? Imagem extraída do DepositPhotos Descrição: um menino branco, de costas.Ele cabelos curtos e loiros. Está usando uma camiseta azul, uma bermuda preta e calçando tênis. Ele está sentado em um ambiente escuro observando um grande  aquário com peixes ornamentais grandes, cor-de-rosa fraco. Me perdi da minha turma... Melhor esperar aqui. Enquanto isso, me acalmo com a sensação de estar no fundo do mar! Bom final de semana!