Pesquisar este blog

27 de ago. de 2021

1 Imagem, 140 Caracteres #410

 Bom dia, sexta-feira! 

Bom dia, povo! 

 

Espero que estejam bem! (e espero também um pouco de chuva). Não sei como está agora, é noite e programei esta postagem,então enquanto vocês leem, eu posso estar dormindo, ou indo para o trabalho, enfim, depende que hora estas linhas estiverem chegando a seus olhos. Chega dessa enrolação toda, ahhaha. 

No dia 22 comemoramos o dia do folclore brasileiro. Muita gente pensa que essa palavra se refere apenas às lendas ( e lembra sempre das mesmas), mas não é! A definição de folclore abrange as manifestações culturais: mitos, lendas, músicas, costumes, alimentação, parlendas, adivinhações, histórias como por exemplo os contos de acumulação, festas regionais, expressões idiomáticas, ufa! Como professora, acho importante valorizarmos a cultura de todas as regiões brasileiras e parar com o que Glauber Rocha já chamava de síndrome do vira-lata! Temos uma cultura muito rica e que precisa ser mais valorizada!

 

Mas enfim, vamos à imagem desta semana? 

 

Foto extraída do site Toda Matéria

 Descrição: a imagem mostra pessoas na manifestação folclórica do Bumba-Meu-Boi, que muitos chamam também de Boi Bumbá. Um senhor, vestido com calça e jaqueta nas cores vermelha e branca e utilizando um chapéu com fitas coloridas está de frente para o "boi", feito com tecido preto ornamentado com desenhos de flores coloridas e padrões geométricos até a linha onde ficariam as pernas, que está ornamentada com fitas coloridas e outro tecido de cor dourada que chega até o chão. Os chifres do "boi" são dourados com fitas coloridas nas pontas. É possível ver um dos tênis de uma das pessoas que está dando vida ao boi. Muitas pessoas estão assistindo a apresentação. 

 

 

Bumba, meu boi, 

Dança, boi bumbá

Enche o coração de festa 

Até o dia raiar!  

 

Até a próxima! 

 

 

6 comentários:

  1. Que legal,Mari! Bom cultivar as tradições e folclore! Linda participação! Ótimo fds! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de paz, querida amiga Mari!
    Muito bonita a imagem e me fez recordar meu tempo de missão no nordeste e no norte do Brasil. Foram anos de muita cultura que me valeu muito. Além da alegria de gente simples que não tem preço.
    Parabéns pela escolha!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mari,
    Não conhecia essa manifestação folclórica brasileira. Gostei de saber.
    Ótima sua participação.
    Beijinhos e excelente fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Uma linda imagem da nossa cultura e sua leitura bem de acordo com o festejo. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Uma linda imagem e homenagem ao nosso folclore, Mari.
    Amei!
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, Caracteres #537

 Bom dia, gente!  Sexta-feira começando e aqui uma chuva calma aliviou um pouco a temperatura durante a noite.  Espero que estejam bem!  O a...