Pesquisar este blog

11 de ago. de 2024

Dia dos Pais!

 Quando lembro (pois nem sempre minha cabeça ajuda a lembrar datas comemorativas) aproveito a BC "1 Imagem, 140 Caracteres" e posto algo relativo à data comemorativa daquela semana, pelo menos as mais relevantes. 

Mas desta vez, não postei imagem relativa ao Dia dos Pais, aqui no Brasil comemorado na segunda semana de agosto. 

O primeiro e mais sincero motivo: procurando imagens legais para trazer aqui, esqueci completamente da data se aproximando. 

O segundo e não tão legal motivo: essa data ainda tem um quê de tristeza no meu caso, pois já fazem três anos que não posso saudar meu pai neste dia, nem no aniversário, Natal... são momentos em que a saudade dói um pouco mais. E esse ano, pela segunda vez, não temos um pai para passar o dia conosco amanhã: meu avô materno e meu pai faleceram no mesmo ano, e meu sogro faleceu ano passado. 

Ainda assim hoje, neste domingo, teremos um almoço diferente,  porque meu aniversário está chegando. Uma comemoração não pelo dia dos pais, mas - por que não? - ainda assim celebrando a memória deles. 

Volta e meia ainda sonho com meu pai, mesmo que na primeira semana após sua partida ele tenha aparecido em sonho dizendo que estava bem e que ia embora.. se bem que ele havia dito que ainda visitaria de novo. E assim acontece: há duas semanas sonhei com ele novamente, e no sonho ele me perguntava coisas sobre minha vida atual. O mais interessante é que neste último sonho eu sabia que ele não poderia estar de fato aqui, mas aproveitei a oportunidade para conversar mesmo assim. É como se estivesse compensando o fato de que durante muitos anos não me sentia à vontade em conversar com ele seriamente. Só começamos a ser mais próximos e mostrar mais afeto depois que me casei. Como se eu tivesse demorado uma vida para finalmente compreendê-lo e ele a mim. 

Sábado passado estava na casa de uma tia minha e surgiu uma curiosidade acerca de um mapa. Acessei o aplicativo "maps" e surgiu uma foto de quatro anos atrás, antes de toda a doença de meu pai. Pela imagem que surgiu em frente a nossa casa, apareciam quatro pessoas perto de uma das arrozeiras que ainda estão lá. Uma das pessoas de costas chamou minha atenção. A postura não mentia: o modo de cruzar os braços, as pernas semiabertas. Meu pai, ainda aparecendo nas imagens. No impulso, tirei um "print", antes que o aplicativo atualize e a imagem se perca para sempre. Uma imagem de meu pai antes de toda aquela doença maldita, antes de meu avô partir e sua casa apenas existir em fotografias, antes de  atravessarmos o inferno que foi a pandemia de Covid-19. 

Confio que você está bem, pai. E você vai viver em nossas memórias, naquilo que você realizou e deixou como exemplo para a gente, nas piadinhas que ainda lembramos, em tudo o que ficou aqui onde estamos. 

Feliz dia dos pais a todos! 

E que este dia também seja para celebrar mais a saudade que a tristeza, que as pessoas que também tem seus pais apenas nas lembranças possam se sentir confortadas de alguma forma. 

Bom domingo a vocês! 


7 comentários:

  1. Emocionante teu texto e carinho com teu pai...
    Eles,mesmo já em outro "andar", estão sempre em nossos corações. Interessante esse fato da fotografia e como é bom quando somnhamos com eles!

    beijos, desde já parabéns pelo teu niver! chica

    ResponderExcluir
  2. Lidar com a ausência e com a saudade é um caminho. Um caminho não linear. Às vezes choramos, às vezes sorrimos ao lembrar de algumas situações...

    O meu blog foi criado justamente para falar da minha dificuldade de lidar com a ausência do meu pai.

    Já faz 13 anos que vivo sem ele. Por vezes ele também está presente nos meus sonhos, nas minhas lembranças, na minha fala...

    Abraço pra você.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari
    Me emocionei com o seu texto.
    Seu papai está cuidando de você lá no céu.
    Tenha um abençoado domingo.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito do seu texto. Também não tenho mais meu pai aqui e também sonhava com ele semanas após sua morte. Creio que nosso subconsciente aflora nesses momentos. Mas tenho a alegria de ser pai de um garoto maravilhoso e nosso domingo foi bom. Assim é a vida. Ela se recicla sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nessa data, também, sinto-me saudosa e nostálgica pela ausência física do meu pai.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Your heartfelt reflection on Father's Day is deeply moving. It’s clear how much your father and loved ones mean to you, and how you cherish their memory while navigating this poignant time. Your story of reconnecting through dreams and memories speaks volumes about the enduring bond you share.

    I’ve just posted a new blog entry that I think you might find interesting. I’d love for you to check it out when you have a moment.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Mari,
    Muito comovente seu post!
    Dia para festejar, dia para lembrar com saudade os que partiram .
    Beijinhos
    Emília

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #562

 Olá, tudo bem com vocês?  Lembrando do post da semana passada, a fumaça chega por aqui também, aos poucos. E a ameaça da "chuva preta&...