Bom dia, boa tarde, boa noite!
Este final de semana fiquei matutando sobre que imagem poderia utilizar na nossa blogagem semanal, pois tantas datas se passaram e estão passando neste mês que velozmente está indo encontrar seu fim.
Porém, lendo uma reportagem do Amazônia Latitude (recomendo leitura inclusive), achei que a imagem abaixo seria interessante para nossas interpretações.
![]() |
| Foto de Diego Baravelli/SUMAÚMA |
#paratodosverem: foto de trecho da celebração do ritual do fogo, que antecede a pesca sagrada do Kuarup. (detalhes na matéria que você pode ler clicando aqui).
Na foto, é possível ver vários indígenas do Alto Xingu ( Mato Grosso- Brasil), realizando o ritual do fogo, que está acontecendo à noite. O céu ainda tem uma leve luminescência, indicando o pôr-do-sol recente. O ambiente é iluminado predominantemente por uma fonte de luz laranja, vindo de tochas de fogo. Sobre o chão de terra batida, ao centro da imagem, vê-se um homem indígena, de pé e de frente para a câmera, com a pele pintada com cores avermelhadas e desenhos com padrões circulares pretos. Ele está usando um adorno branco no pescoço e segura um longo feixe de varas finas e longas de madeira com as duas mãos. Algumas varas estão acesas nas pontas e o fogo emite faíscas que se espalham no ar. Também é possível ver, logo atrás, uma estrutura rústica em madeira, parecendo uma cobertura. Abaixo desta estrutura outros homens indígenas estão em pé, vestidos e pintados de forma semelhante e também segurando feixes de varas de madeira.
Morte, vida, um ciclo que inicia, chega ao fim, reinicia.
Fogo,preocupação com a fartura
Celebração e reflexão.
Até mais!!!

Tradições, pensamentos e rituais indígenas.
ResponderExcluirLinda proposta,Mari!
Tua participação perfeita!
beijos, ótima semana, chica