Às vezes estou lendo textos pela internet afora e acabo me deparando com nomes, digamos...pitorescos. A caminho do trabalho há alguns dias, comecei de repente a pensar em nomes que são aceitos com mais naturalidade que outros.
Por exemplo, nomes de flores. Já aceitamos sem problemas que pessoas podem se chamar Margarida, Rosa, Hortência, Violeta, Lírio.... Mas já acharíamos estranho se conhecêssemos alguém que se chamasse Ipê ou Orquídea.
Antúrio, por exemplo, para mim seria até plausível. Consigo imaginar um senhor chamado Antúrio. Porém não penso o mesmo em relação ao nome Girassol, embora seja possível que eu ainda vá conhecer alguém com esse nome na fila do supermercado ou em uma lista de alunos novos daqui a alguns anos.
Qual é a lógica que norteia o que seria nome aceitável ou não? Por que temos Lírios, Margaridas e Hortências andando por aí mas não temos Cravos ou Tulipas? Estendendo um pouco, porque temos nomes como Delírio, Domingos, Vitória, ou Amado mas não temos por aí pessoas chamadas de Sábado, Feriado, Comichão ou Frustração? Ainda bem que até o momento nos contentamos com emoções, elementos da tabela periódica,da flora e a criatividade misturando nomes de pais, pessoas famosas, bandas, cidades, países...
Uma coisa não podemos negar: nós, seres humanos, temos uma criatividade incrível para atribuir nomes aos nossos descendentes. Porém... já temos nomes estranhos o suficiente, não precisamos que também nomes de objetos variados comecem a ser aceitáveis.
- Bom dia, falo com a senhora Flora?
- Não, ela se mudou e fiquei com o celular dela. Aqui é Porta.
- ....como? Senhora..Porta?
- Sim, é uma longa história, não vale a pena .
-Não, tudo bem... é que quem fala aqui é Portão.
- Senhor Portão? Portão de Andrade?
- Esse mesmo.
- Flora me avisou que talvez o senhor ligaria. Ela pediu para avisar que viajou com sua irmã Porteira, e que não sabe se algum dia volta. Imagino o quanto deve rir imaginando nossa conversa.
Melhor parar por aqui, antes que este pequeno texto chegue em alguém que comece a achar razoável estes nomes e resolva batizar sua pequena criança como Panqueca "porque viu na internet".
Até a próxima!!!
Bah, tive que rir aqui!
ResponderExcluirCada nome que lemos ou ouvimos... Pobres crianças que depois devem carregar pro resto da vida e ainda figurar na chamada da escola, local de muitas roisadinhas,rs..
.Adorei o bom humor !
beijos, tudo de bom,chica
Esqueci de citar que aqui, escolhemos , pensamos e repensamos os nomes para os 4 filhos. Escolhemos lindos e o que aconteceu? Assim
ExcluirEsqueci de citar que aqui, escolhemos , pensamos e repensamos os nomes para os 4 filhos. Escolhemos lindos e o que aconteceu? Assim que ficaram mais grandinhos, ganharam os 4, apelidos e é só com eles que os chamamos,rs...
Excluir