Olá, meu punhadinho carinhoso de leitores e leitoras!
Todo mundo passou bem as festas?
Então, estamos aqui no último post de 2019, mas não vou dizer que o blog vai entrar em pausa, pois logo é sexta-feira e já está programada a postagem da #1Imagem140Caracteres.
Mas vamos ao que interessa.
Quem acompanha o Devaneios há algum tempo sabe que eu participo de blogagens coletivas, e mesmo com falhas tenho marcado presença na #DesafioMS que é promovido anualmente pela Sybylla - Momentum Saga.
Este ano consegui resenhar os doze livros do desafio ? De novo, não. Isso quer dizer que li menos de doze livros em um ano? Ahaha, claro que não, só não faziam parte do desafio.
Esse foi um dos anos em que mais comprei livros tanto virtuais quanto físicos por me interessar pelos temas. Além dos livros que li para o #DesafioMS2019, muitos outros foram lidos durante o ano.
Meu problema é que nem sempre tenho tempo para ficar atualizando listas, nem lembro a última vez que entrei no Skoob.
"Então,criatura, o que você quer com essa postagem afinal"?
Apenas fazer uma lista despretensiosa sobre alguns livros que li este ano fazendo um post que pode ser interpretado como retrospectiva literária/dicas de leitura/impressões/ coloque depois desta barra o etcétera que você achar melhor.
(clique nos títulos dos livros para saber um pouco mais sobre cada um deles)
Imagem: uma garota branca, com cabelos presos e usando um vestido longo, está sentada perto da janela, lendo um livro que está apoiando em seus joelhos. Perto da janela há um vaso de flores e nota-se que está chovendo lá fora.
Livros que li e resenhei aqui no blog este ano:
Desmortos, de Mary C. Müller (Li e reli várias vezes e resenhei como parte do #DesafioMS2019)
Tartarugas até lá embaixo, de John Green
Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha
Lady Susan, de Jane Austen
Nonoberto Nonemorto, de Luís Alberto de Abreu ( li novamente para escrever a resenha de forma melhor)
A Vegetariana, de Han Kang
Manual do Calouro de Humanas, de Aleska Lemos
- Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe: comecei a ler, mas ainda não
terminei. Não sei se é a atmosfera dos contos do livro ( sim, Poe é ótimo em contos de terror e suspense), ou se comecei a ler em má hora.. Mas ainda não terminei. O que é algo muito difícil de acontecer. Vou fazer a resenha dele, é parte do desafio literário que citei, mas vou ter de sentar e reler desde o início.
Outras leituras
Livros que li este ano e que possivelmente serão resenhados também em posts a parte, com mais detalhes e as imagens das capas. Abaixo, a sinopse de cada um.
Mensageira da Sorte, de Fernanda Nia
No Rio de Janeiro,na época de Carnaval, a adolescente Sam se vê diante da responsabilidade de ser uma mensageira da sorte temporária. Seus próximos dias serão dedicados a entregar a pessoas designadas pelo Departamento de Correção da Sorte, uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas.O problema começa quando ela se envolve mais do que deveria com um dos destinatários das mensagens que ela deve transmitir e gradualmente descobre que há algo estranho no departamento...
Gostei bastante desta história, que tem os elementos da "jornada do herói" porém com o bom humor característico da autora. Se alguém não conhece o trabalho da Fernanda Nia, confira o site Como Eu Realmente.
....................................
O Ninho Envenenado - Crônicas do Amanhecer - Livro 1 , de R. Silva
Um livro que obtive gratuitamente em uma promoção do autor no ano passado, mas que só consegui ler de verdade este ano.
Este é o primeiro volume de uma saga de fantasia medieval e conta a história da família real Scliros, que depois de um longo período de guerra busca a paz entre dois reinos diferentes. Como é de se esperar, há divisão entre reinos, tramas, traições.. Alguns elementos fazem lembrar de "Game of Thrones", mas o enredo não é enrolado como o de outros autores de obras neste estilo.
As cenas são bem narradas e os detalhes e informações vão sendo passados aos poucos, ou seja, não causam confusão, o que mostra que dá para escrever uma fantasia medieval e ser objetivo. O final deste primeiro volume motiva a continuar a ler a trilogia, e é o que pretendo fazer antes de publicar uma resenha aqui no blog.
....................................
A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson
O tipo de livro cujo título chama a atenção ao ver nas livrarias, e depois de passar várias e várias vezes pelas prateleiras, a curiosidade foi maior. (Na verdade, comprei pelo catálogo da Avon mesmo).
Não terminei de ler ainda, e pelo que vi até agora (minha opinião, beleza?) basicamente é alguém nos dando um puxão de orelhas e dizendo para parar de sofrer por aquilo sobre o qual não temos controle e tomar as rédeas do que é nossa responsabilidade.
Quando terminar a leitura, farei uma resenha decente com comentários melhores, ahaha.
...................................
O Conto da Aia, de Margaret Atwood
Outro livro que comprei por indicação, depois de tanto ouvir falar e ler resenhas em blogs que eu gosto.
Uma história impactante, que deu origem a uma série de TV que está sendo transmitida atualmente, inclusive. Ler a saga de Offred, saber como o país em que mora - Gilead - foi mudando para um estado de exceção e controle sobre a vida de seus cidadãos, transformando as mulheres férteis em meras incubadoras sem direitos é um soco na nossa cara. A sensação proporcionada pela leitura é tensa, precisei de uma semana refletindo antes de começar a ler outro livro.
...................................
Deixe as Estrelas Falarem, de Lady Sybylla
Como alguém que cresceu ouvindo falar sobre viagens espaciais, assistiu filmes de ficção científica com este tema e agora, depois de adulta se encantou com séries como Star Trek ( Jornada nas Estrelas) , sou suspeita para falar deste livro. Outra coisa que me faz ser suspeita em falar dele é o fato de eu ser fã do blog da Sybylla, o Momentum Saga e já ter lido outros livros dela. O enredo é envolvente e quando se percebe, já se acabou de ler a história da capitã Rosa e de como ela e sua tripulação se arriscam em uma missão que renderá o dinheiro para os tão necessários reparos em sua nave, o cargueiro Amaterasu. A história não se limita a apenas mostrar a arriscada missão e as implicações que ocorrem quando os tripulantes da Amaterasu descobrem qual é a carga que devem transportar; há crítica social, questões ideológicas,reflexão sobre relacionamentos enfim! Uma leitura gostosa e que corre rapidamente.
...................................
Rebelião dos Irrecuperáveis, Liberdade para Irrecuperáveis e Insanity Asylum, de Thales Therassan
A Saga das crianças irrecuperáveis, que inicia com Onde Vivem Crianças Irrecuperáveis, segue até seu fim, quando o passado e as motivações dos personagens são esclarecidos, e as perguntas finalmente respondidas. O quarto livro após a saga compõe-se de contos escritos por leitores desta, ambientados no universo do Insanity Asylum.
...................................
Depois de Você, de Jojo Moyes -Antes de ler a próxima frase, aqui estou opinando e não resenhando, ou seja, se você leu e gostou do livro, não fica bravo(a) não. Na minha experiência de leitura, este foi uma decepcionante continuação de Como eu Era Antes de Você.
Apesar
de sabermos que mudanças não ocorrem da noite para o dia e que era
esperado que depois da euforia inicial em experimentar novas sensações a
personagem ficasse melancólica, ("fogo de palha")às vezes dá a
impressão de que não houve muito amadurecimento depois da história do
primeiro livro.
Só posso dizer que esta continuação me deixou com sérias dúvidas se lerei o próximo, Ainda Sou Eu, embora as opiniões sobre este terceiro sejam boas.
Obsessão Carnívora, de Herison Devi ( ainda não finalizado pelo autor)
A agência de modelos Plameňák (flamingo) é muito famosa, porém suas donas, as irmãs Morgana e Rut, coagem os modelos que ali trabalham a participarem de rituais macabros para manterem a fama. Entrar na agência é relativamente fácil, porém quanto a sair vivo... Cinco jovens tchecos acabam envolvendo-se nesta trama que inclui anorexia, crimes violentos e canibalismo.
...................................
Medo Sublime, - Um caso da Detetive Harley Cleanwater, de Gui Ribeiro.
Uma garota habitante de uma pequena cidade inglesa é encontrada morta com suas orelhas decepadas. A detetive Harley Cleanwater, é chamada para lidar com o caso e além de correr contra o tempo para solucioná-lo, também precisa lidar com o fato de que a maioria dos moradores da cidade não gostam nada dela, por conta de eventos anteriores.
Harley é irônica, desiludida e afoga suas decepções cotidianamente em álcool. Seguindo as pistas que o assassino deixa, ela mergulha em uma atmosfera sombria e perturbadora, acreditando que a polícia local está seguindo falsas evidências.
...................................
Antes que eu te deixe ir, de Carol Christo ( ainda não finalizado pela autora)
O livro conta a história de Max, ainda abalado pelo suicídio do irmão. Meses depois, ele entra na universidade e o caderno de seu irmão, que carrega sempre consigo some. Logo os veteranos esclarecem aos calouros que o sumiço de alguns objetos é uma brincadeira para fazer novos amigos, dividindo os novos alunos em duplas. Agora, para reaver o caderno,Max ele terá de aliar-se à Flora, que também quer seu objeto pessoal devolvido sem precisar participar da "brincadeira".
...................................
E você, que chegou até aqui? O que deseja para 2020?
Agradeço a visita e a paciência, desejo que todas as pessoas que lêem este blog comecem bem 2020, e nos encontramos na sexta-feira!
Imagem em movimento (gif): um bebê com expressão sorridente manda um beijo, levando a mão à boca e a espalmando no ar. Quando ele faz este movimento, forma-se um coração que logo se desfaz em muitos corações pequenos.
Mari, nem importa se não conseguiste cumprir todas as resenhas, vale é que leste bastante, além dos que estavam na lista! Que consigas no ano novo tudo que desejas e com muita saúde e alegria, faças boas leituras! beijos, feliz 2020! chica
ResponderExcluirDesejo também a você um maravilhoso ano novo com tudo o que você merece!
ExcluirMuito bacana a lista, Marina. Poe é assim mesmo, a leitura um pouco mais lenta e detalhista, mas seus contos valem muito a pena. Um grande 2020 para você! 😊
ResponderExcluirObrigada, Jaime! Um 2020 espetacular para ti!
ExcluirMuito obrigada pela companhia em mais esse ano, Mari! Um excelente 2020, com muitas leituras! 💜
ResponderExcluirEu que agradeço pela interação "bloguística" e pela parceria.
ExcluirTenha um 2020 maravilhoso!
Boa tardinha de 2020, querida amiga Mari!
ResponderExcluirTambém leio com vontade. Aqui onde estou após Natal, terminei hoje o segundo.
Parabéns pelo gosto tão salutar!
Tenha dias felizes e abençoados!
Bjm carinhoso, fratrrno e festivo
Obrigada pela visita ao blog! Espero que suas férias estejam sendo ótimas.
ExcluirUm abençoado Ano Novo para você!
Flor, li alguns também e o Edgar Allan Poe, confesso que ainda não terminei também, aprecio contos como os desse livro, mas achei a leitura pesada, talvez, pela edição antiga que estou lendo. Mas, um dia termino.
ResponderExcluirDesejo um ano novo cheio de saúde e Deus em sua vida!
Beijinhos
Proseando num dia
Sim, realmente é meio pesado, mas é bem o estilo de Poe, conforme outros leitores comentaram. Desejo a você também um ano novo maravilhoso e com muitas bênçãos!
ExcluirÉ algo que quero retomar esse ano: ler mais livros. Li pouco em 2019. A minha "estante de estar" continua em frenética euforia, com novos livros tomando lugar, e eu não tenho lido com a mesma velocidade. Gostei de alguns títulos que sinalizou no post e quem sabe o De Analgésicos & Opioides tome um espaço nas suas leituras de 2020?!
ResponderExcluirEu também não li tanto em 2019, mas os que li foram muito bons! E com certeza vou considerar seu livro nas leituras de 2020!
ExcluirAbraços e até mais!