Pesquisar este blog

25 de ago. de 2019

Resenha: Manual do Calouro de Humanas, de Aleska Lemos Gama da Silva



Livro: Manual do Calouro de Humanas- Seu Guia na Universidade

Autora: Aleska Lemos Gama da Silva

Edição: 1ª - 33 páginas 

Ano: 2018









Em um tom bem-humorado, a autora fala sobre suas experiências na universidade, especificamente na  faculdade de História da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, no instituto na época conhecido como IFCS – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. As vivências que ela teve foram o motivo para escrever este livro, com onze  capítulos  curtos e bem objetivos, mostrando o que um calouro de humanas pode esperar de uma universidade, dando dicas de como aproveitar melhor o curso escolhido, ter boa convivência com os colegas e professores e estudar de forma eficiente. 


Aleska, neste livro, se comporta como uma veterana que pega o calouro /a caloura pela mão e vai mostrando tudo o que se pode encontrar de bom, legal e incrível em uma universidade, sem esquecer o lado ruim, o qual ela recomenda “não ceder à tentação de se juntar”, para não ter uma vivência negativa. 


Cada capítulo traz dicas práticas de “sobrevivência” sobre aspectos que preocupam quem está iniciando sua vida acadêmica: trotes, convivência com veteranos, tipos de professores e como conviver bem com eles, aproveitando ao máximo as aulas, colegas, bar e jogatinas ( porque a pausa para diversão é necessária), a necessidade de se preparar bem para o ENADE ( prova realizada pelo governo para averiguar a aprendizagem e efetividade do ensino), eleições de grêmios estudantis, como se preparar bem para as provas,a importância de ler bons autores, sugestões de atividades extracurriculares e como ter mais tranquilidade para realizar a monografia (trabalho final).


A autora também nos lembra que a construção de uma carreira e a busca por um bom emprego não começa quando a faculdade termina: construir um bom currículo deve ser uma preocupação desde o início, e por isso a escolha de um orientador é muito importante, bem como as atividades extracurriculares. O nono capítulo da obra nos apresenta a alguns excelentes museus e centros culturais da região onde a autora estudou e dicas para aproveitar melhor estas visitas, enquanto o último capítulo  sugere cursos, ida a exposições e cadastro na plataforma lattes para deixar o currículo bem construído. 


O livro é de leitura leve, com informações práticas para quem está começando a aventura de estudar em uma universidade e cumpre muito bem sua função de ser um manual de instruções!

Recomendo a leitura, pela sua utilidade, pelo estilo leve e bem-humorado e também pelo fato de que todos que já cursaram ou estão cursando uma faculdade irão identificar-se facilmente com as situações descritas. 

Você também pode encontrar outros textos de Aleska Lemos nos blogs Os Escritos da Aleska Lemos e Aventureiras Literárias. 
Além disso, ela também tem obras no Wattpad



Até a próxima! 
 

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela resenha maravilhosa! Eu realmente pego todo mundo pela mão (risos).Acho que vc descreveu o livro até melhor do que fiz na minha entrevista. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de Domingo, queridas Mari e Aleska!
    Fiquei muito contente em ver o novo blog da Aleska e vou lá acertar a divulgação que fiz no meu de Espiritualidade,no Cantinho Espiritual do Leitor.
    Bom ver a geração nova bem animada com o dom da escrita e indo a fundo nas pesquisas e outros.
    Tenham uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, Caracteres #537

 Bom dia, gente!  Sexta-feira começando e aqui uma chuva calma aliviou um pouco a temperatura durante a noite.  Espero que estejam bem!  O a...