Pular para o conteúdo principal

Resenha: Manual do Calouro de Humanas, de Aleska Lemos Gama da Silva



Livro: Manual do Calouro de Humanas- Seu Guia na Universidade

Autora: Aleska Lemos Gama da Silva

Edição: 1ª - 33 páginas 

Ano: 2018









Em um tom bem-humorado, a autora fala sobre suas experiências na universidade, especificamente na  faculdade de História da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, no instituto na época conhecido como IFCS – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. As vivências que ela teve foram o motivo para escrever este livro, com onze  capítulos  curtos e bem objetivos, mostrando o que um calouro de humanas pode esperar de uma universidade, dando dicas de como aproveitar melhor o curso escolhido, ter boa convivência com os colegas e professores e estudar de forma eficiente. 


Aleska, neste livro, se comporta como uma veterana que pega o calouro /a caloura pela mão e vai mostrando tudo o que se pode encontrar de bom, legal e incrível em uma universidade, sem esquecer o lado ruim, o qual ela recomenda “não ceder à tentação de se juntar”, para não ter uma vivência negativa. 


Cada capítulo traz dicas práticas de “sobrevivência” sobre aspectos que preocupam quem está iniciando sua vida acadêmica: trotes, convivência com veteranos, tipos de professores e como conviver bem com eles, aproveitando ao máximo as aulas, colegas, bar e jogatinas ( porque a pausa para diversão é necessária), a necessidade de se preparar bem para o ENADE ( prova realizada pelo governo para averiguar a aprendizagem e efetividade do ensino), eleições de grêmios estudantis, como se preparar bem para as provas,a importância de ler bons autores, sugestões de atividades extracurriculares e como ter mais tranquilidade para realizar a monografia (trabalho final).


A autora também nos lembra que a construção de uma carreira e a busca por um bom emprego não começa quando a faculdade termina: construir um bom currículo deve ser uma preocupação desde o início, e por isso a escolha de um orientador é muito importante, bem como as atividades extracurriculares. O nono capítulo da obra nos apresenta a alguns excelentes museus e centros culturais da região onde a autora estudou e dicas para aproveitar melhor estas visitas, enquanto o último capítulo  sugere cursos, ida a exposições e cadastro na plataforma lattes para deixar o currículo bem construído. 


O livro é de leitura leve, com informações práticas para quem está começando a aventura de estudar em uma universidade e cumpre muito bem sua função de ser um manual de instruções!

Recomendo a leitura, pela sua utilidade, pelo estilo leve e bem-humorado e também pelo fato de que todos que já cursaram ou estão cursando uma faculdade irão identificar-se facilmente com as situações descritas. 

Você também pode encontrar outros textos de Aleska Lemos nos blogs Os Escritos da Aleska Lemos e Aventureiras Literárias. 
Além disso, ela também tem obras no Wattpad



Até a próxima! 
 

Comentários

  1. Muito obrigada pela resenha maravilhosa! Eu realmente pego todo mundo pela mão (risos).Acho que vc descreveu o livro até melhor do que fiz na minha entrevista. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de Domingo, queridas Mari e Aleska!
    Fiquei muito contente em ver o novo blog da Aleska e vou lá acertar a divulgação que fiz no meu de Espiritualidade,no Cantinho Espiritual do Leitor.
    Bom ver a geração nova bem animada com o dom da escrita e indo a fundo nas pesquisas e outros.
    Tenham uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Devaneie você também!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias, de Ruth Rocha

O exemplar que tenho em casa, velhinho mas em bom estado Livro : Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias Autora : Ruth Rocha Ilustrador : Adalberto Cornavaca Edição : 33ª Ano : 1976 Editora Salamandra Ruth Rocha é uma das minhas autoras preferidas, pela sua capacidade de criar histórias infantis que levam à reflexão e de tocar em temas dito espinhosos.  Já falei sobre este assunto em uma resenha de outro livro, O Que Os Olhos Não Vêem , aqui mesmo neste blog. Para quem não está associando o nome à pessoa, ela é autora também de O Reizinho Mandão , Dois idiotas sentados cada qual no seu barril , Sapo Vira Rei Vira Sapo,   entre outros. Neste livro, Ruth Rocha conta três histórias, protagonizadas por crianças que vivem no espaço urbano. São situações do cotidiano,que estas crianças resolvem a seu modo, aprendendo e crescendo com os desafios a elas impostos.    -------------------------------- E m Marcelo, Marmelo, Martelo, história que dá título

1 Imagem, 140 Caracteres #441

 Uma semana se passou e ainda há reflexos da Páscoa no ar...  Tudo bem aí com vocês? Espero que sim! Preparei a postagem mas a internet me passou a perna e agora que dei a volta nela (ahhaha) aqui estamos de novo!  Como já está tarde, arrumei o texto para ficar mais enxuto. Vamos para nossa imagem da semana? Imagem obtida no site Carta Capital Descrição: a imagem mostra um casal de idosos, de costas, caminhando sobre uma passarela de cimento em uma área arborizada . À esquerda vê-se parte de um banco. O homem veste uma camisa azul clara e calças jeans e está de mãos dadas com a mulher, que usa saia marrom e uma blusa de frio branca e meias brancas e longas.  Ambos tem cabelos brancos e curtos.  .................................................................................................. A praça mudou, a cidade ao redor também. Mas você continua aqui ao meu lado. Isso é o que importa no final das contas.  .............................................................................

1 Imagem, 140 Caracteres # 443

Boa noite!!! Passei a semana gripada, o que significa que olhar para uma tela de computador era bem complicado. Tanto que tenho até trabalho atrasado por conta disso. Mas enfim, vamos ao que interessa: a sexta-feira está quase acabando e ainda dá tempo para a nossa blogagem semanal acontecer!  Então, vamos lá? Imagem extraída do DepositPhotos Descrição: um menino branco, de costas.Ele cabelos curtos e loiros. Está usando uma camiseta azul, uma bermuda preta e calçando tênis. Ele está sentado em um ambiente escuro observando um grande  aquário com peixes ornamentais grandes, cor-de-rosa fraco. Me perdi da minha turma... Melhor esperar aqui. Enquanto isso, me acalmo com a sensação de estar no fundo do mar! Bom final de semana!