Pesquisar este blog

27 de abr. de 2020

Resenha: a Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson

Livro: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se - Uma estratégia inusitada para uma vida melhor. 

Autor: Mark Manson - Tradução de Joana Faro

Editora: Intrínseca
Ano:2016
Segunda Edição, pela Intrínseca, em 2019.  



"A certeza é inimiga do crescimento. Nada é certo até acontecer - e mesmo assim não deixa de ser questionável. Daí a necessidade de aceitar as imperfeições inevitáveis dos nossos valores, pois sem isso não conseguimos crescimento algum." (p.91) 

    Mark Manson costumava escrever textos, como ele mesmo define, "desbocados" em seu blog. 

Estes textos fizeram relativo sucesso, e deram origem ao livro que ficou por muitas semanas no ranking dos mais vendidos.  

O livro, de leitura rápida e fluida, divide-se em nove capítulos escritos em linguagem simples, objetiva, de uma sinceridade quase cruel. A ideia que o guia, basicamente, é: a vida muitas vezes é vai ser uma M**** mesmo,e é preciso aprender a conviver com isso.  

"Muitos têm medo de aceitar a mediocridade porque acreditam que, se o fizerem, nunca conseguirão nada, nunca vão se desenvolver e terão uma vida insignificante (p.51)


Mark Manson fala da pressão negativa que sofremos e que nos é imposta desde cedo para que persigamos o sucesso e a felicidade a todo custo. Segundo o autor, não há nada errado em sentir a dor, em usá-la para amadurecer; não há nada errado em não ser como a maioria e não viver desesperado por bens materiais ou ficar correndo atrás de uma felicidade utópica. Que podemos nos sentir bem com a vida que temos, em vez de viver infelizes imaginando que não estamos utilizando todo o nosso potencial, nos comparando com outros que "tem uma vida melhor". 


 Cada capítulo é intitulado com uma frase propositalmente contrária ao que aparece em vários livros considerados de autoajuda. "Escolha ser feliz"?; "Você é especial"?. Nada disso. Os capítulos iniciam com "Nem tente", ou "A felicidade é um problema", ou mesmo "Você não é especial". Frases que apesar de parecerem contrariar o princípio de ajudar, tem a intenção de libertar quem está lendo.



O fio que perpassa todos os capítulos do livro é o seguinte: você é responsável por suas escolhas, e não é preciso fazer coisas grandiosas que irão transformá-lo em alguém inesquecível para todas as nações do mundo para alcançar a felicidade e o senso de realização. 
 

Minha opinião: é um livro que tenta não ser de auto-ajuda, mas apesar disso tem critérios que podem classificá-lo como tal. O título do livro, bem como sua capa, cumpre muito bem a função de chamar  a atenção, assim como a linguagem direta, sem rodeios que o autor utilizar para dissertar em todos os capítulos. 




Fugindo um pouco da resenha, mas ainda tendo a ver com ela: lembrei-me de uma música dos Titãs, chamada "Não fuja da dor"



Mark Manson



Nasceu em 1984 na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

Graduado pela Universidade de Boston. Site do autor: markmanson.net








Joana Faro (não achei uma foto...)


Tradutora, além do livro acima citado já traduziu para nosso idioma outros títulos como A Última Namorada na Face da Terra, Amor e Gelato, livros da série "Lying Games" ( O Jogo da Mentira), As perfecionistas, entre outros.





Esta postagem faz parte do Desafio Literário 2020 proposto pela Sybylla, do blog Momentum Saga
 

Outras postagens deste desafio: 
(Um livro que eu deveria ter lido em 2019) 
(Um livro fora da minha zona de conforto)
3) A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson
(um livro que comprei pela capa) 
 

3 comentários:

  1. Muito legal esse livro e temos que ,nesses dias atuais, ligar esse mecanismo bem seguido,rs...beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Dica de leitura valiosa!
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  3. Õra muito bem!! :))
    -
    O que diz o meu olhar
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #540

 Bom dia de sexta-feira, tudo bem?  Aqui está chegando a chuva, que aguardávamos há alguns dias, para dar um refresco e a oportunidade de pl...