Pesquisar este blog

26 de jan. de 2022

Livro: Confinada, de Triscila Oliveira e Leandro Assis


"Um retrato mordaz da sociedade brasileira durante a pandemia." (definição encontrada no site da Editora Todavia)


Imagem: alguns quadrinhos retirados de tiras de toda a história, resumindo alguns temas abordados em "Confinada": 

O texto é o seguinte: "Confinada fala  da pandemia e de como a desigualdade acentuou seus efeitos. Mas trata de muitos outros assuntos. Como a espiritualidade tóxica. Racismo. A cultura do cancelamento. A luta de médicos.. E a falta de empatia. Negacionismo e fake news" 


Confinada mostra a história de duas mulheres forçadas a conviver durante o período de pandemia de coronavírus: Fran, uma digital influencer e Ju, a empregada que aceitou passar a quarentena trabalhando dentro do apartamento de Fran fazendo o trabalho de três pessoas. 

Fran dá dicas de saúde e assina vários contratos de publicidade, porém não vivencia o que ensina, refletindo na prática vários preconceitos e estereótipos. Ju reflete sobre a hipocrisia e as condições de seu confinamento e passa a enfrentar essa situação, mostrando consciência de classe e pensamento crítico. 

  O título é ambíguo, podendo se referir tanto a uma quanto a outra, já que as duas ficam confinadas no apartamento de Fran durante o período em que ainda não haviam vacinas sendo aplicadas aqui no Brasil.

Milhares de pessoas acompanharam a história de Fran e de Ju no Twitter, tanto no perfil de Triscila quanto no de Leandro. 

Conheci a história também no Twitter, pois estava acompanhando um trabalho anterior dos dois, chamado "Os Santos" (sobre o qual também quero falar em breve aqui no blog). 

Assim que "Confinada" passou a ser publicada, passei a ansiar pela tirinha semanal para poder acompanhar o desenrolar da história. A trajetória de Ju e Fran durante todo o livro nos envolve e a leitura flui tão bem que ficar refletindo sobre cada página ao final é inevitável. O capricho nas identidades visuais das agências que a influencer Fran representa e as referências a elementos da cultura pop também completam muito bem o contexto de toda a história. 

Recomendo muitíssimo, por ser um retrato bem realista de nosso país no início da pandemia e mostrar sem rodeios a realidade de muitas domésticas durante esse período.


-------------------------------------------------------------

Quer saber mais? Seguem links!

(Ah! No livro há algumas páginas extras, que não apareceram  no Twitter e no Instagram e que tiram algumas dúvidas sobre a história).


Link do livro na Amazon: Confinada ( há a opção de comprar o livro físico ou e-book)

Link do livro na editora Todavia

Twitter da Triscila

Instagram da Triscila

Twitter do Leandro

Instagram do Leandro


Um comentário:

  1. Que interessante isso. Deve mesmo ser bem legal de acompanhar e, na certa existem por aí tantas dessas Fran e Ju por aí na pandemia e nem só!
    Gostei!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #540

 Bom dia de sexta-feira, tudo bem?  Aqui está chegando a chuva, que aguardávamos há alguns dias, para dar um refresco e a oportunidade de pl...