Pesquisar este blog

25 de ago. de 2019

Resenha: Manual do Calouro de Humanas, de Aleska Lemos Gama da Silva



Livro: Manual do Calouro de Humanas- Seu Guia na Universidade

Autora: Aleska Lemos Gama da Silva

Edição: 1ª - 33 páginas 

Ano: 2018









Em um tom bem-humorado, a autora fala sobre suas experiências na universidade, especificamente na  faculdade de História da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, no instituto na época conhecido como IFCS – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. As vivências que ela teve foram o motivo para escrever este livro, com onze  capítulos  curtos e bem objetivos, mostrando o que um calouro de humanas pode esperar de uma universidade, dando dicas de como aproveitar melhor o curso escolhido, ter boa convivência com os colegas e professores e estudar de forma eficiente. 


Aleska, neste livro, se comporta como uma veterana que pega o calouro /a caloura pela mão e vai mostrando tudo o que se pode encontrar de bom, legal e incrível em uma universidade, sem esquecer o lado ruim, o qual ela recomenda “não ceder à tentação de se juntar”, para não ter uma vivência negativa. 


Cada capítulo traz dicas práticas de “sobrevivência” sobre aspectos que preocupam quem está iniciando sua vida acadêmica: trotes, convivência com veteranos, tipos de professores e como conviver bem com eles, aproveitando ao máximo as aulas, colegas, bar e jogatinas ( porque a pausa para diversão é necessária), a necessidade de se preparar bem para o ENADE ( prova realizada pelo governo para averiguar a aprendizagem e efetividade do ensino), eleições de grêmios estudantis, como se preparar bem para as provas,a importância de ler bons autores, sugestões de atividades extracurriculares e como ter mais tranquilidade para realizar a monografia (trabalho final).


A autora também nos lembra que a construção de uma carreira e a busca por um bom emprego não começa quando a faculdade termina: construir um bom currículo deve ser uma preocupação desde o início, e por isso a escolha de um orientador é muito importante, bem como as atividades extracurriculares. O nono capítulo da obra nos apresenta a alguns excelentes museus e centros culturais da região onde a autora estudou e dicas para aproveitar melhor estas visitas, enquanto o último capítulo  sugere cursos, ida a exposições e cadastro na plataforma lattes para deixar o currículo bem construído. 


O livro é de leitura leve, com informações práticas para quem está começando a aventura de estudar em uma universidade e cumpre muito bem sua função de ser um manual de instruções!

Recomendo a leitura, pela sua utilidade, pelo estilo leve e bem-humorado e também pelo fato de que todos que já cursaram ou estão cursando uma faculdade irão identificar-se facilmente com as situações descritas. 

Você também pode encontrar outros textos de Aleska Lemos nos blogs Os Escritos da Aleska Lemos e Aventureiras Literárias. 
Além disso, ela também tem obras no Wattpad



Até a próxima! 
 

23 de ago. de 2019

1 Imagem, 140 Caracteres # 311

Oi, gente bonita! 


Agradeço por todas as interações nesta blogagem e pelas lindas palavras de apoio ao projeto! Aproveito para me desculpar por nem sempre responder aos posts dos participantes em seus blogs, o que tem acontecido não apenas por tempo reduzido entre trabalho, curso e atividades domésticas, mas também por um cansaço monstro que estava me dando à noite. Passei um bom tempo querendo apenas dormir. De uma semana para cá as noites tem sido um pouco mais produtivas e tenho esperança de organizar melhor minha rotina de leitura dos blogs parceiros, bem como a de escrita aqui neste meu cantinho. (Aproveitando, alguém quer a volta das "Dicas da semana"? Estive pensando em reativar esta postagem que saía todas as segundas-feiras, e gostaria de saber vossa opinião). 


Mas agora que o boletim de notícias semanais solicitado por absolutamente ninguém  foi lido, vamos ao que interessa, que é a imagem da nossa querida e tradicional blogagem de sexta-feira? A imagem abaixo veio à minha mente ao lembrar quantas pessoas checam seus celulares o tempo todo ou nele refugiam-se do mundo, de suas obrigações...


Imagem extraída do site Zoom
 #postacessivel: a imagem mostra uma pessoa, da qual apenas aparecem as calças, meias e as duas mãos, jogando em um aplicativo em seu celular.  




Depois de tantas horas jogando, notou várias chamadas não atendidas. Não as retornou a tempo: a bateria do celular acabou.




Bom final de semana e bênçãos a vocês! 





16 de ago. de 2019

1 Imagem, 140 Caracteres # 310

Olá! 
olá...olá...olá... (meu blog fazendo eco, kkkk). 


Tudo bem? É noite de quinta-feira aqui, estou programando a postagem de hoje enquanto duas gavetas esperam eu terminar de me livrar do excesso de papelada que se acumula e objetos escondidos ficam na expectativa de serem finalmente encontrados. Acho que todo mundo tem "a gaveta"... 

Enfim, neste clima de arrumação, a imagem da semana chegou e aqui estamos! Vamos a ela? 

Imagem extraída do site Galera Jovem da 50ª IEQ

#postacessivel: a imagem mostra um cômodo de uma casa, com três móveis cada um com uma gaveta aberta e seu conteúdo aparecendo por fora. Em cima de um dos móveis há diversos objetos espalhados. Além disto, há um beliche no qual aparecem roupas penduradas e uma escada. Na escada há um ursinho de pelúcia e uma roupa nos degraus. No chão do quarto também há vários objetos espalhados. 




Não era minha intenção fazer faxina hoje, mas foi necessário.
Onde, por tudo o que é sagrado, eu deixei aquele bendito envelope com meus exames? 


Um bom final de semana a todos e todas! 

 

9 de ago. de 2019

1 Imagem, 140 Caracteres # 309

Bom dia, gente! 

Tudo de boas? 


Uma semana engraçada, legal, cansativa, variada enfim... está acabando. 

E a semana de vocês, como foi? 


Enquanto agosto começa e chega ao final de sua primeira quinzena (mesmo com muita gente dizendo que este mês passa incrivelmente devagar), vamos à nossa imagem desta semana? Baseada em uma data comemorativa que tem grande significado para muitas pessoas. 
Despertando boas ou más lembranças, é difícil ficar imune, assim como outras datas que nos tocam ao lembrar de pessoas que definem nossas vidas, seja pela presença ou falta dela. 

A imagem abaixo me fez pensar nesta relação e em algumas dificuldades que muitos pais passam, compensadas pelo sentimento de estar fazendo o melhor por quem amam. Mas também me inspirou outro tipo de sentimento, por isso hoje posto duas interpretações diferentes:


Imagem obtida no site Rápido no Ar


#postacessivel: a imagem mostra duas mãos segurando um recorte de papel contra a luz. Este recorte forma uma pequena família de papel, com dois "filhos" nas laterais e os pais no meio.




.........................
A distância não diminui o amor! 
Contando os dias para voltar para casa e ver vocês, minha família amada!  

.................................... 

 Contra a luz do dia projeto meu sonho, meus planos mostro ao sol. 
Espero que o futuro veja em minhas mãos meu desejo e possa realizá-lo. 



Bom final de semana e que vocês possam/consigam abraçar suas famílias!   



2 de ago. de 2019

1 Imagem,140 Caracteres # 308

Boa tarde, quase noite! 

Tudo bem por aí? 

Espero que sim... 

Aqui no nosso belo país a gente continua tomando tapa na cara mas permanecemos em pé! 

E assim mais uma sexta-feira chega,e a imagem da nossa BC chegando com ela! 

Vamos conferir? Quem chegou até aqui e gostou do que viu, não esqueça de ler as participações de nossos parceiros de blogagem, cujos links estarão logo mais abaixo. 

Abraços e bom final de semana! 


Imagem gratuita obtida no Pxhere

#postacessivel: a imagem mostra uma moça de costas, da qual não se veem a cabeça ou os pés, vestindo uma camiseta branca e vestido verde, um traje que remonta tempos mais antigos. em suas mãos há um livro antigo e um pequeno ramalhete de florzinhas brancas. 


Encontrei o livro antigo que ele queria! E como sou muito tímida, deixei dentro um bilhetinho... Será o começo do livro de nossa história?







26 de jul. de 2019

1 Imagem, 14 Caracteres # 307


Uma quinta-feira nublada,depois de uma quarta-feira ensolarada, mas o que importa é que os passarinhos continuam cantando. 
Escrevo aqui ouvindo os pássaros, os cães da vizinhança  e as crianças que ainda estão em férias brincando, enquanto aproveito meus últimos dias desta pequena pausa. 

Resenhas ainda estão no forno e outros textos também, mas quero revisá-los ainda.

Gostei muito das últimas interações desta Blogagem e aproveito para pedir desculpas se houve links quebrados. Se alguém clicou e não deu certo, já pode tentar de novo pois consertei, beleza? 

Vamos à imagem desta semana? 


Imagem obtida no site Max Scalla




#postacessivel: a imagem mostra o tronco de uma árvore, do qual estão nascendo algumas folhas novas onde anteriormente um galho havia sido cortado.




Podem limitar, 
podem oprimir, 
podem tirar tudo. 
Mas a esperança sempre florirá! 


Bom final de semana a todos e todas! Continuemos de pé! 

 

19 de jul. de 2019

1 Imagem, 140 Caracteres # 306

Boa tarde! 

Buongiorno! 
Buenos dias! 
Good afternoon!

Enfim, resumindo, oi para todos e todas! 

Tudo bem? 

Conforme já havia avisado lá no Twitter e no Facebook ( ah, você não acompanha ainda? Aí no ladinho tem os ícones, é só clicar!) hoje a postagem sairia mais tarde, mas  enfim, antes "à tarde" do que nunca, ahahha. 

Espero que a semana tenha sido boa, na medida do possível. Aqui foi uma semana de bastante estudos e agora sim terei uns diazinhos para conseguir tirar mais ideias da cachola. 

Vamos à nossa imagem desta semana? 


imagem retirada da Revista Crescer

#postacessivel: a imagem mostra um kit de limpeza composto por um "mop", escovas, sprays, desentupidor e potes com produtos químicos, no chão de uma sala. Ao fundo há um sofá, um tapete branco no chão e uma mesinha com um vaso de flor em cima, além de um abajur e parte de uma estante. 




Quero a casa bem cheirosinha antes do merecido descanso, por isso com ou sem vontade, vamos começar a operação limpeza!


Bom final de semana, gente! 

Novo aviso aos navegantes!

 Boa tarde!  Espero que todo mundo aí esteja bem!!! Passando para avisar que farei um breve hiato no blog.  Continuarei nas redes sociais, m...

Popular Posts