Pular para o conteúdo principal

Dicas da Semana # 42


Quadrinhos! Quem gosta de quadrinhos?

 \o/  

Então, as dicas desta semana servem para vocês!!!





Clara Gavilan demonstra muito talento com "lápis, nanquim, aquarela e papel".

 É uma ilustradora que atualmente(.....)se dedica a um escritório próprio de ilustração e design que tem como foco projetos na área de ilustração editorial e narrativa visual, além de ministrar aulas de desenho e pintura para crianças e adultos. 

 

Sua galeria pode ser conferida no site. Além disso, publica todas as terças-feiras em seu blog tirinhas bem-humoradas e reflexivas sobre trabalho, valores, sentimentos, universo feminino, entre outros temas.

Confira, opine, faça contato, divirta-se:





A descrição do blog fala tudo:

"Quando falo em ler (ou valer), não destaco o rápido consumo de imagens e palavras, mas da leitura enquanto presença-ausência: presença da HQ que está na nossa cara exalando o cheiro de sua tinta, e ausência na medida em que algo nos escapa, e que portanto no faz mergulhar numa busca, partir numa viagem, numa jornada em imagens e palavras(...)
É mais ou menos nesse intuito que nasce este blog. Ler quadrinhos a partir da sua sarjeta – metaforicamente falando, é claro. Ler quadrinhos, então, por aquilo que deixamos escapar, que no fluxo jogamos de lado, e que como uma interrupção aparece para um breve momento de reflexão. "

O blog foi criado em Fevereiro de 2011, e consegue com primor cumprir sua proposta inicial: analisar quadrinhos, as temáticas dos diversos gibis: filosofar sobre a história dos personagens fascinantes - ou nem tanto - dos universos Marvel, DC Comics, Turma da Mônica,entre muitos outros. Comenta sobre os autores, o contexto em que os quadrinhos foram produzidos, demonstra paralelos entre personagens, entre muitas outras coisas. 
Destaca aspectos de histórias e personagens que muitas vezes não nos damos conta em uma primeira leitura. O blog é muito bem organizado, suas seções são fáceis de encontrar É um prato cheio para os fãs de quadrinhos que gostam de ir além do desenho, além da história.


Comentários

  1. Olá, Marina.
    Eu curto hqs desde antes de aprender a ler (guardava os gibis embaixo do travesseiro, o que se tornou impraticável com o tempo) e atualmente leio hqs adultas como The Walking Dead e vou pesquisando algumas tiras clássicas que desconheço como O Mago de Id, Kid Farofa, Peanuts, Krazy Kat, etc.
    O primeiro site eu desconhecia, já o segundo eu já tinha visto na Blogosfera do Facebook e é realmente ótimo.
    Até mais, Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava de esconder gibis, revistas e quaisquer outras publicações embaixo do travesseiro... para evitar que outros pegassem enquanto eu não havia acabado.
      Até mais!

      Excluir
  2. Barbie, ops! Mari!
    Tudo bem?
    Achei muito interessante a tua dica, assim como a proposta generosa dessa tua série :)
    Fui lá conferir o blog, e todo ele é muito bom, e a apresentação visual, excelente. Percebi que não tem espaço para comentário por lá... ou será que minha miopia aumentou? haha

    Sempre curti HQs e tive que estudar um pouquinho sobre isso em razão da profissão que escolhi: designer gráfica.

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem espaço para comentários sim... eu também não vi de imediato, mas tem, ao final da postagem.
      Boa semana para você!

      Excluir
  3. Olá Mari,
    Achei muito legal as dicas da semana, até porque trata-se de HQs... E assim como a querida amiga Cissa, também não encontrei o espaço para comentários. Mas como você já respondeu dizendo que tem, depois passo lá com mais calma para conferir!

    Eu comecei a me interessar por leitura quando meu pai fez uma assinatura dos gibis do Pato Donald, Tio Patinhas, etc. Penso também que muita gente começou assim!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina, adorei as dicas. Sou fã de quadrinhos (mas não de todos, sou chato pra isso). Bom, gostei muito do blog da Clara Gavilan, muito bem construídas as tirinhas. Rachei de rir de algumas XD
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Devaneie você também!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias, de Ruth Rocha

O exemplar que tenho em casa, velhinho mas em bom estado Livro : Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias Autora : Ruth Rocha Ilustrador : Adalberto Cornavaca Edição : 33ª Ano : 1976 Editora Salamandra Ruth Rocha é uma das minhas autoras preferidas, pela sua capacidade de criar histórias infantis que levam à reflexão e de tocar em temas dito espinhosos.  Já falei sobre este assunto em uma resenha de outro livro, O Que Os Olhos Não Vêem , aqui mesmo neste blog. Para quem não está associando o nome à pessoa, ela é autora também de O Reizinho Mandão , Dois idiotas sentados cada qual no seu barril , Sapo Vira Rei Vira Sapo,   entre outros. Neste livro, Ruth Rocha conta três histórias, protagonizadas por crianças que vivem no espaço urbano. São situações do cotidiano,que estas crianças resolvem a seu modo, aprendendo e crescendo com os desafios a elas impostos.    -------------------------------- E m Marcelo, Marmelo, Martelo, história que dá título

1 Imagem, 140 Caracteres #441

 Uma semana se passou e ainda há reflexos da Páscoa no ar...  Tudo bem aí com vocês? Espero que sim! Preparei a postagem mas a internet me passou a perna e agora que dei a volta nela (ahhaha) aqui estamos de novo!  Como já está tarde, arrumei o texto para ficar mais enxuto. Vamos para nossa imagem da semana? Imagem obtida no site Carta Capital Descrição: a imagem mostra um casal de idosos, de costas, caminhando sobre uma passarela de cimento em uma área arborizada . À esquerda vê-se parte de um banco. O homem veste uma camisa azul clara e calças jeans e está de mãos dadas com a mulher, que usa saia marrom e uma blusa de frio branca e meias brancas e longas.  Ambos tem cabelos brancos e curtos.  .................................................................................................. A praça mudou, a cidade ao redor também. Mas você continua aqui ao meu lado. Isso é o que importa no final das contas.  .............................................................................

1 Imagem, 140 Caracteres # 443

Boa noite!!! Passei a semana gripada, o que significa que olhar para uma tela de computador era bem complicado. Tanto que tenho até trabalho atrasado por conta disso. Mas enfim, vamos ao que interessa: a sexta-feira está quase acabando e ainda dá tempo para a nossa blogagem semanal acontecer!  Então, vamos lá? Imagem extraída do DepositPhotos Descrição: um menino branco, de costas.Ele cabelos curtos e loiros. Está usando uma camiseta azul, uma bermuda preta e calçando tênis. Ele está sentado em um ambiente escuro observando um grande  aquário com peixes ornamentais grandes, cor-de-rosa fraco. Me perdi da minha turma... Melhor esperar aqui. Enquanto isso, me acalmo com a sensação de estar no fundo do mar! Bom final de semana!