Pesquisar este blog

5 de mai. de 2026

Resenha: O Mundo é um moído, de Samuel de Gois

Essa postagem faz parte do Desafio Literário 2026, promovida pela Sybylla, do blog Momentum Saga!   


Livro: O Mundo é um Moído

Autor e ilustrador:  Samuel de Gois

Editora: Guilhotina

192 páginas - 2023  - 1ª Edição

-Livro publicado por  financiamento coletivo


O Mundo é um Moído é escrito e  ilustrado por Samuel de Gois, cuja obra conheci ao acaso quando ainda utilizava a plataforma Twitter. 
Foi o tipo de compra que fiz no impulso, vendo algumas tirinhas dele e pensei: "poxa, vou comprar um exemplar desse livro". 
Páginas iniciais do livro que comprei, com autógrafo do autor.

Descrição: a imagem mostra duas páginas do livro.
A página da esquerda possui uma ilustração feita pelo autor, na qual um homem está navegando em um pequeno barco a vela. Abaixo está escrito: Samuel de Gois. Na página da direita, acima o autor escreveu meu nome e desenhou cinco duplas colcheias ( símbolo musical).
Impressa na página, uma iulstração de Dom Quixote investindo contra um moinho de vento, sobre o qual está um violonista tocando no telhado. 

O Mundo é um Moído reúne tirinhas reúne tiras poéticas e sofridas  que foram produzidas ao longo de mais de dez anos pelo autor. Ele possui um estilo de tirinhas de 4 a 9 quadros, que se solidificou em uma série chamada "Filosofia de Banheiro" que virou livro em 2013. 



vídeo ilustrando uma das páginas do livro


As tirinhas de O Mundo é um Moído são divididas em diferentes categorias, já começando com  "Ainda é cedo, amor", em quadrinhos sobre coração partido, separação, amor não correspondido e os sentimentos antagônicos advindos destas circunstâncias. 


#paratodosverem: imagem de uma das páginas do livro com a ilustração de uma pessoa de ponta cabeça chorando, rosto entre as mãos e cujo corpo parece rachar. No último quadrinho, uma grande borboleta está pousada sobre o ombro da pessoa. Nos quadrinhos se lê: " Meu corpo rachou...você se foi. Me tornei uma carapaça. O que cresceu dentro foi embora voando".


Na segunda parte, "Em pouco tempo não serás mais o que és", os quadrinhos variam entre divagações, reflexões profundas e mesmo humor com elementos da mitologia e da cultura pop.


#paratodosverem: tira em quatro quadros, com duas personagens de olhos vendados conversando entre si: 
 Um pergunta ao outro, em três quadros: "Porque as pontas dos balões de fala são afiadas?"
Ao que o outro, mostrando algumas cicatrizes no corpo, responde no quarto quadro: "Palavras machucam"!

Em "quando notares estás à beira do abismo", o autor mostra como é ingrata, árdua e muitas vezes solitária a luta contra a depressão, algo que perpassa boa parte de seu trabalho. 

#paratodosverem: imagem de uma das páginas do livro com a ilustração de uma pessoa de olhos fechados, sentada segurando seus joelhos. Esta imagem ocupa todos os nove quadros. Distribuída entre os quadros, está a frase: " Eles te afogam e pedem: 'respira fundo'. Não sabem que hoje é um mergulho.



Segundo Sérgio Codespoti escreve no prefácio do livro, "Samuel nos atira nas profundezas das emoções e na angústia sem forma, mas nos permite emergir mais maduros, conhecedores das nossas limitações".  Seja na tirinha em que uma moça devolve um guarda-chuva na loja porque "ele só guarda rancor", nas referências a músicas como "Ela partiu" de Tim Maia ou em uma que ficou muito famosa na internet, da senhora idosa na barca de caronte, é impossível não refletir sobre nossos sentimentos e em como emoções podem impactar nas escolhas que fazemos.

Foi uma grata compra por impulso e recomendo a leitura com certeza!!!

Para conhecer e saber mais: 

Site do autor:Samuel de Gois


2 de mai. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #646

 Olá!!!

Tudo bem por aí?

Hoje, feriado - dia do trabalhador - aqui no Brasil e chega a ser um pouco desanimador que em pleno 2026 ainda precisemos lutar por dignidade em nossas profissões. 

Durante o dia hoje estive ocupada em acompanhar a procissão e missa de Nossa Senhora das Graças (sempre dia 1 de maio!), organizar algumas coisas em casa e descansar um pouco. Agora, encerrando as lidas domésticas, estou aqui para finalmente, antes do dia de hoje acabar, postar a imagem desta edição da nossa blogagem coletiva de todas as sextas-feiras! 

Foto de minha autoria

#paratodosverem: imagem de algumas velas acesas sobre uma superfície escura de mármore. Em destaque, uma vela vermelha, ainda inteira, sugerindo-se que foi acesa há pouco tempo. Logo atrás dela algumas velas  quase totalmente consumidas e outras recém-acesas. A imagem sugere que a superfície é um velário. 


Comum em muitas crenças é o fascínio e o significado simbólico das chamas, do fogo.
Faz todo sentido! O controlamos e,ao mesmo tempo,não! 


Bom final de semana e até a próxima!!!



24 de abr. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #645

  Olá! 

Tudo bem? 

Sexta-feira chegou,depois de uma semana de trabalho um pouco mais curta. O que não significa que tenha sido menos cansativa, mas vamos lá! 

Mais um dia de sol se encerrou aqui há algumas horas e estamos esperando o tempo virar um pouco neste final de abril, o que me fez pensar nesta imagem abaixo para esta edição: 

 

Imagem extraída da Wikipedia

#paratodosverem:imagem de um cogumelo branco, pequeno, ao rés-do-chão em um gramado. Ao fundo, nota-se uma nuvem carregada de chuva chegando. 


Uma brisa que foi aumentando, a luz do sol sumindo, nuvem carregando. Será que cai uma gotinha em mim? Um refrigério faria bem!


Tenham um bom final de semana!



18 de abr. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #644

 Olá!!

Espero que estejam bem!!

Neste final de semana, uma data importante e significativa aqui no Brasil: Dia dos Povos Originários ou dos Povos Indígenas. 

Ainda há muita gente que não tem consciência do quanto a história e a cultura dos povos originários tem foi sistematicamente apagada, desvalorizada e esquecida ao longo de séculos. O que ainda sabemos e o que existe é por resistência destes povos, que lutam até hoje para terem suas vozes amplificadas, direitos garantidos e apelos ouvidos. 


Vamos à imagem desta edição?


Cerâmica Tupi Guarani - imagem obtida no site Gustavo Assis

#paratodosverem: a imagem mostra vasilhas de cerâmica tupi guarani de diversos tamanhos, em cor de argila. 



A vida cotidiana, os utensílios, a Arte, mostram que aqui estamos.

O real resiste!!!


Até mais!


11 de abr. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #643

   Bom dia, boa tarde, boa noite! Espero que esteja tudo bem! 

Mais um final de semana chegou e aqui estamos!

Dias passando rapidamente, semanas de trabalho se sucedendo e pausas merecidas, como esta! 

Vamos à imagem desta semana? 

Foto de minha autoria


#paratodosverem:foto de dois pés descalços de uma pessoa branca, sobre um espaço com areia, pisando sobre uma fina lâmina de água. É um dia ensolarado, pois além do reflexo luminoso sobre a água também é possível ver a sombra de uma pessoa de cabelos longos, a quem pertencem os pés. 



A água gelada, o calor do sol, o afago da brisa. 

A mente descansada, pronta para continuar a vida. 


Bom final de semana!!!



3 de abr. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #642

 Olá a todo mundo que chegou aqui nesta sexta-feira! 

Programei esta postagem, pois como sou católica, costumo reduzir ou mesmo evitar usar internet na Sexta-feira Santa. 

Espero que estejam bem!

Deixo a imagem desta semana, desejando um bom dia de reflexão e uma boa Páscoa para vocês ( a quem não comemora, deixo os desejos de um ótimo final de semana!!!) 


Imagem de minha autoria



#paratodosverem:imagem dos galhos de uma árvore fina. Onde um dos galhos que está um pouco distante dos demais se divide em dois, uma casa de joão-de-barro repousa. Em uma divisão do tronco em galhos, se vê também uma bromélia. O céu está nublado e ao fundo se vê mais vegetação, mostrando que  foto foi obtida em uma região rural. 


Silêncio no início da tarde. A casinha do joão-de-barro também silenciosa. Repouso e recolhimento são necessários para toda forma de vida. 


Até mais!!!



27 de mar. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #641

 Olá! 

Tudo bem? 

Ontem consegui visitar os blogs parceiros da BC, hoje aqui estamos de volta! 

A imagem desta semana é uma foto de minha autoria, em um domingo despretensioso, com alguma edição nas cores. 

Logo abaixo, minha interpretação. 


Foto de minha autoria


#paratodosverem: imagem de uma estrada de terra, na qual está um pequeno pontilhão de concreto, coberto pela terra após tanta passagem de veículos. Esse pontilhão tem cercas laterais em metal. É possível ver, do lado esquerdo de quem observa a foto, bastante vegetação, deduzindo-se que esta estrada é de interior. Em pé, apoiado com as duas mãos na cerca e observando a vegetação, vê-se a silhueta de um homem alto, cabelos e roupas escuras. A imagem foi editada, saturando-se um pouco as cores e deixando a cena um pouco amarelada, realçando a luz do sol que incide no trecho de estrada após o pontilhão. 


Apenas parar um pouco, respirar, sentir o ar fresco, observar. 

Antes que essa sensação vire uma saudade. 


Bom final de semana!!!



Novo aviso aos navegantes!

 Boa tarde!  Espero que todo mundo aí esteja bem!!! Passando para avisar que farei um breve hiato no blog.  Continuarei nas redes sociais, m...

Popular Posts