Pesquisar este blog

3 de fev. de 2020

Resenha: O Doentio caso dos irmãos disformes, de Patric SS



Livro: O Doentio Caso dos Irmãos Disformes
Autor: Patric  SS.
 Disponível na plataforma Wattpad
Ano: 2016 - história com 25 capítulos 




 Descrição: a imagem mostra a capa do livro, na qual se podem visualizar uma parede com tom esbranquiçado, com manchas e riscos marrons claro em toda a sua extensão. Há uma cadeira com encosto bem alto, na qual está sentada uma criança com vestes brancas longas, parecendo um vestido de mangas compridas. Ao seu lado esquerdo, em pé, outra criança com uma veste longa negra, sem mangas. As duas crianças aparentam ser meninos, calvos, com rostos deformados. Acima da imagem, o título do livro: O Doentio Caso dos Irmãos Disformes, escrito em letras brancas e vermelhas. Ao fundo da página, ao lado da criança vestida de negro, o nome do autor, em letras menores e brancas: Patric SS.


  Cinco jovens viajam a passeio em uma velha kombi saída dos anos 1970 para uma pequena cidade, chamada Dona Chica, no Pará. Eles querem apenas se divertir, beber e namorar, porém o que encontram é um local em pânico, pessoas que parecem saber mais do que afirmam e situações aterrorizantes.   

Antes mesmo de chegarem à casa em que irão passar  uma semana, Marcos, que dirige a Kombi, avista um ser que o assusta a ponto de fazer o veículo sair da estrada. Desacreditado pelos amigos, que como ele estavam sob efeito de drogas, ele os chama para ver algo que o deixou mais apavorado ainda, e todos se deparam com um cadáver apodrecendo. 
Mesmo assim resolvem fingir não ter visto nada, pensando nas complicações que sofreriam em chamar a polícia, e seguem caminho para Dona Chica.
 
A cidadezinha já havia sido um lugar aprazível, de pessoas simples, noites calmas e serenas, pessoas vivendo tranquilamente. Porém na época em que a história acontece, esta atmosfera foi substituída por um medo permanente, com as pessoas se comportando de modo estranho, sem sair de suas casas após a noite cair. É este clima que os jovens encontram ao chegar em Dona Chica. 

Assim que chegam, são avisados por um padre para deixarem o local imediatamente. Mas como costuma acontecer nos vários filmes e livros de terror, insistem em continuar viagem e ficar na casa que alugaram, sofrendo as consequências desta atitude. 
Vultos de seres estranhos são notados, pessoas são assassinadas de formas terríveis e aos poucos vamos tendo pistas sobre a terrível verdade que se esconde por trás destes assassinatos. 

A obra já começa com o aviso de que é conteúdo adulto, por conta da linguagem chula, de cenas descritas de forma a provocar nojo e mal estar, das mortes  violentas... Enfim,  a missão de causar desconforto, asco e estranheza é muito bem sucedida, e neste quesito não posso reclamar da escrita do autor.  

Esta foi uma leitura que me deixou desconfortável, não exatamente por ser uma história de terror, mas pela forma com que a narrativa acontece. É aquele tipo de livro cuja história aterrorizante faz a gente "virar a cara" algumas vezes, mas ao mesmo tempo insistir na leitura para descobrir afinal de contas como essa incursão dos protagonistas a uma cidade tão macabra irá terminar ( e se algum deles irá sobreviver).

A capa do livro foi modificada recentemente, o que foi bom para a obra, pois a anterior entregava boa parte do título. É claro que sabemos que irmãos disformes irão aparecerem em alguma parte do livro, porém a revelação de quem ou o que são, como sói, aparecerá nos últimos capítulos. A capa atual consegue manter melhor o clima de suspense. Alguns erros de escrita e de concordância são notados, porém a obra ainda pode sofrer revisão.

A história tirou-me da zona de conforto, pois terror não é meu gênero preferido, além da linguagem chula e das descrições chocantes. 

Como já deve ter ficado claro, prefiro não recomendar a leitura a quem é muito sensível. 

Patric SS costuma escrever no Wattpad livros e contos de terror e mistério, abordando psicopatia, assassinatos em série, seres assustadores, entre outros elementos. 


E a vocês, que estão lendo, qual livro já tiraram vocês da zona de conforto? 

--------------------------------------------------------------------------------

Esta postagem faz parte do Desafio Literário 2020, promovido pelo blog Momentum Saga

Outras postagens deste desafio: 


(Um livro que eu deveria ter lido em 2019)

2) O  Doentio Caso dos Irmãos Disformes, de Patric SS.

(Um livro fora da minha zona de conforto)



 Até a próxima!
 

Um comentário:

  1. Bela tua resenha e gostei da recomendação final,quanto à sensibilkidade. De bom tom,rs...beijos, chica

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #540

 Bom dia de sexta-feira, tudo bem?  Aqui está chegando a chuva, que aguardávamos há alguns dias, para dar um refresco e a oportunidade de pl...