Pesquisar este blog

29 de jan. de 2024

Resenha: O Monstro Na Pele - Uma historinha do Monstro, por Fábio Coala

 Livro: O Monstro na Pele - Uma historinha do Monstro

Autor e ilustrador:  Fábio "Coala" Cavalcanti

40 páginas

Publicado através da plataforma Catarse 


Imagem: Dudu, uma criança de pele negra, com cabelo semicomprido amarrado com uma faixa amarela. Ele usa uma roupa azul e branca. Está sério, olhando para o Monstro e apoiado nele. O Monstro é alto, roxo, possui um nariz arredondado e rosa, um olho azul e outro verde, duas asas bem pequenas e três estruturas ao alto de sua cabeça, semelhante a cristas. É possível ver um pedaço de seu rabo. O monstro está com as duas mãos no rosto, falando com Dudu. 



O Monstro  é uma das personagens recorrentes e mais famosas nas tirinhas de Fábio Coala, em seu blog, Mentirinhas. 


Imagem: Dudu, de costas, olhando para a casa de um de seus amigos monstros, que se assemelha a um castelo. 


Segundo o autor:

"O Monstro, pra quem ainda não o conhece, é um bichinho de pelúcia que tem o 'poder' de acalentar corações feridos. Suas histórias se passam em tempos e lugares diferentes, assim como sua forma e abordagem. Mas, basicamente, o Monstro é o amigo que chega quando mais necessitamos, nos diz o que precisamos ouvir ou, simplesmente, enxuga nossas lágrimas e nos ajuda a seguir em frente."



O Monstro Na Pele é uma pequena história direcionada para o público infantil, com suas ilustrações coloridas e uma lição facilmente compreensível sobre empatia. 

A história mostra Dudu, um menino mais ou menos comum que mora na Ilha dos Monstros, um lugar mágico. Dudu está chateado, pois seus amigos monstros recusaram-se a brincar com ele. Ao desabafar com o Monstro, um diálogo compreensivo se segue, levando Dudu a refletir sobre como os outros monstros amigos dele estão se sentindo. 



Imagem: Dudu conversando com Lális, uma monstrinha azul com um detalhe em forma de círculo no topod e sua cabeça. Lális tem olhos roxos, um pequeno nariz em forma de coração, orelhas longas e abaixadas e está sorrindo. Ela veste uma blusa amarela de manga longa. 


A história segue com a delicadeza e ternura presente nos quadrinhos que tornaram o Monstro famoso. As ilustrações são primorosas, bem coloridas (que é importante para crianças), conseguindo transmitir as emoções das personagens. Para quem já conhece e acompanha Fábio Coala e o Mentirinhas, no quarto de uma das monstrinhas é possível ver versões em pôsteres e pelúcias de algumas personagens presentes em outras tirinhas que não as do Monstro.

O Monstro Na Pele tem como foco o público infantil, porém é claro que pode ser lido por todas as idades. 

A linguagem é simples e acessível tanto para as crianças mais novas, ainda iniciando a alfabetização (através de leitura por parte de um adulto) tanto para as crianças que já leem sozinhas.

Com certeza levarei à escola onde trabalho para a hora da contação de histórias! 


Desenho do Fábio Coala no verso da capa do exemplar do livro que tenho em casa.

Imagem:desenho do rosto de um coala feito com caneta esferográfica preta,da forma que o autor Fábio Coala se  retrata em seu site.

5 comentários:

  1. Que legal e sem dúvida faz bem a leitura pra grandes e pequenos. Adoro as tirinhas... beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mari,
    Um livro que deve encantar as crianças e também os adultos, que poderão ler em conjunto.
    Beijinhos e feliz fevereiro!
    Emília

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mari,
    Deixei ontem um comentário e não o vejo!;))
    O livro deve ser bastante interessante para crianças e adultos.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime! Vou ver o que houve com o seu comentário. Às vezes, por alguma razão que desconheço, alguns comentários vão parar na caixa de spam e tenho de ir lá "liberá-los".
      Abraços!

      Excluir

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #561

  Bom dia, boa tarde, boa noite!  Depois de um final de semana corrido e cansativo, aqui estamos!  Na mesma semana em que celebramos a Indep...