Olá a todo mundo que chegou aqui hoje nesta sexta-feira! Como sempre, espero que estejam bem.
Essa semana, além das notícias internacionais que nos deixam estarrecidos e indignados, também tivemos nosso quinhão nacional, com projetos de lei que promovem desmonte ambiental sendo ovacionados e uma defensora da causa ambiental sendo aviltada, quando deveria ser o contrário a ocorrer.
A questão ambiental volta e vai das pautas no governo, na sociedade, nos grupos diversos, nas famílias... Aflige ter crescido ouvindo preocupações, sugestões de medidas a serem tomadas, conferências e enfim... agora, já com mais de quarenta anos, continuar ouvindo a mesma coisa. Às vezes dá a impressão de que não avançamos nada. Porém, ainda há notícias boas, como a de animais saindo da lista de perigo de extinção ou de propriedades que foram reflorestadas.
A imagem que postei abaixo, com os devidos créditos na legenda, a procurei refletindo sobre esse assunto, em uma semana em que terminamos de nos despedir de Sebastião Salgado e ao mesmo tempo nos indignamos com o tratamento dado à ministra Marina Silva e com a quantidade de água que data centers consomem apenas para que possamos brincar de gerar imagens de inteligência artificial - o que será um grande problema para Caucaia (CE).
Enfim.. vamos à imagem:
![]() |
Imagem obtida no site da Folha de Pernambuco |
#paratodosverem: fotografia tirada do alto, de uma floresta. De grande parte dela saem grossos rolos de fumaça, denotando uma queimada ou desmatamento em curso.
O grito emana de milhões
Milhares ouvem
Centenas se movem
Dezenas os silenciam
Um, ao menos, fará alguma justiça?
Tenham todos um ótimo final de semana!!!
Mari, foi mesmo uma semana danada! Sebastião Salgado grande e real perda! Tratamento dado à Marina, foi terrível e revoltante! E nas notícias do mundo? Sabemos bem dos loucos!!!AFF...
ResponderExcluirAdorei tua participação, um grito quase! Ótimo fds e foi muito bom te ver cedinho ! beijos, chica
Olá, Chica! Bom te ver aqui também!
ExcluirÀs vezes nos sentimos à deriva em um mundo louco mesmo..
Abraços!
Olá, Mari.
ResponderExcluirFoi muito feio o que aconteceu lá no senado com a Marina. Infelizmente hoje, ela é uma figura fraca no ministério do meio ambiente. Ela não dá a última palavra e o presidente Lula apenas finge que se preocupa com a pauta ambiental. Por outro lado, precisamos equilibrar desenvolvimento com preservação; não é aceitável que tantas regiões no Brasil não possam se desenvolver por um extremismo ambiental, a busca do equilíbrio é o melhor caminho.
Sim, é claramente visível que muitos no governo apenas fingem se preocupar, ou sequer tentam fingir, enquanto quem realmente se importa é silenciado, ridicularizado ou acusado de atravancar o progresso.
ExcluirTambém penso que deveríamos encontrar um equilíbrio entre preservação e desenvolvimento!
OI, Mari.
ResponderExcluir-- Lamentável a morte de Sebastião Salgado. Esse sim, preocupou-se com as questões ambientais.
-- Lamentável o bate-boca sem noção que ocorreu no senado e o mimimi que pipocou nas redes sociais. Coisa horrível, vergonha alheia. A preservação ambiental virou pano de fundo para negociatas e interesses pessoais. A meu ver, a opacidade de Marina Silva é ostensiva e sua atuação irrelevante. Se realmente houvesse preocupação com o Brasil e o meio ambiente, há muito já se teria buscado o equilíbrio entre preservar e desenvolver. Mas quem se incomoda?
bjss, marli
Exato, como respondi para o Eduardo aí em cima, poucos são o que realmente se importam com a preservação ambiental, a maior parte finge se preocupar enquanto na verdade está pouco se lixando.
ExcluirUma bela imagem para agitar reflexões. E saber que muitos dos incendios tiveram cunho politico é de entristecer mesmo. Mas estamos diante de um enfrentamento visto só na pre-ditadura. Marina é a ultima sobrevivente de um exercito que defendia a mata em especial, outros foram assassinados.Não sei como buscar conciliar ambiente e abertura ao capitalismo, pois a fome é grande e voraz deste.
ResponderExcluirAbraços e feliz fim de semana e que venha um junho mais leve.
Uma ótima e correta observação fizeste.
ExcluirCompartilho de vossos votos de um junho mais leve, Toninho!!!
Abraços e boa semana!
Parabenizo-a pela iniciativa e espero que tenha muito sucesso.
ResponderExcluirAbraço de amizade.
Juvenal Nunes