Pesquisar este blog

30 de mai. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #650

 Olá!!!

Último final de semana de maio, já esquentou, choveu, esfriou, ensolarou e não é nem meio-dia! Nesse ritmo de bota-casaco-tira-casaco, vamos para mais uma edição da nossa blogagem coletiva semanal!

Foto de minha autoria

#paratodosverem:imagem de uma meia retorcida, do avesso, nota-se que usada, sobre um muro. Ao fundo, um arrozal revolvido.


Foi brincar de futebol, correr, pisar na lama.

 A meia ficou no muro, indefinidamente. 


Tenham um ótimo final de semana e um novo mês com boas novidades! 



22 de mai. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #649

 Oi! 

Sexta-feira chegou e maio avança para sua última semana que, espero, seja boa para vocês!

Tempo esfriando em algumas partes do país, o que me lembra da época da colheita de pinhões! 

Pensando no caminho que fazem até nossas mesas, a seguinte imagem será a desta semana:

Foto de Fellipe Abreu para o site Mongabay

#paratodosverem:imagem das mãos de uma pessoa aparentemente de meia-idade. As mãos, juntas, seguram um punhado de pinhões ainda crus. A pessoa está usando uma blusa vermelha. Seus dedos estão um pouco sujos, o que mostra trabalho em lavoura ou colheita. 


Plantar, esperar. Cultivar, esperar. 

Colher, processar, cozinhar, talvez vender um pouco...

Esperar... as estações, a colheita, a partilha.


Tenham um ótimo final de semana!


16 de mai. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #648

 Bom dia, boa tarde, boa noite! 

Tudo em ordem? 

Mais um final de semana chegou e aqui estamos nós, na frente do computador, celular, tablet ou o que seja, lendo algumas linhas e esperando pela imagem desta edição!

Vamos a ela?


Imagem obtida no site Passei Direto

#paratodosverem:imagem que mostra parte de uma pequena lanterna, sobre um piso térmico imitando madeira. Esta lanterna está acesa, iluminando o piso no ambiente escuro. 


Na correria após o susto, ficou para trás justamente o item essencial para a ocasião. 



Até a próxima!!!




8 de mai. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #647

 Bom dia, boa tarde, boa noite!

Tudo bem?

Mais um final de semana chegou, e com ele nossa blogagem coletiva semanal! 

Deixo o desejo de um bom final de semana e um bom domingo em família para quem for comemorar  o dia das mães! 

Vamos à nossa imagem da semana?


Imagem obtida no site Antonietta SP

#paratodosverem:a imagem, com o fundo desfocado, mostra duas mãos abertas, estendidas com os dedos levemente dobrados, exibindo um girassol não muito grande entre elas. As mãos pertencem a uma pessoa que está usando um vestido amarelo. O fundo desfocado mostra um campo de girassóis. 


Queria mostrar meu amor

Mas sem tirar a vida do campo

Então, o campo te dei! 

E a alegria se fez perene


Até a próxima!!!


 

5 de mai. de 2026

Resenha: O Mundo é um moído, de Samuel de Gois

Essa postagem faz parte do Desafio Literário 2026, promovida pela Sybylla, do blog Momentum Saga!   


Livro: O Mundo é um Moído

Autor e ilustrador:  Samuel de Gois

Editora: Guilhotina

192 páginas - 2023  - 1ª Edição

-Livro publicado por  financiamento coletivo


O Mundo é um Moído é escrito e  ilustrado por Samuel de Gois, cuja obra conheci ao acaso quando ainda utilizava a plataforma Twitter. 
Foi o tipo de compra que fiz no impulso, vendo algumas tirinhas dele e pensei: "poxa, vou comprar um exemplar desse livro". 
Páginas iniciais do livro que comprei, com autógrafo do autor.

Descrição: a imagem mostra duas páginas do livro.
A página da esquerda possui uma ilustração feita pelo autor, na qual um homem está navegando em um pequeno barco a vela. Abaixo está escrito: Samuel de Gois. Na página da direita, acima o autor escreveu meu nome e desenhou cinco duplas colcheias ( símbolo musical).
Impressa na página, uma iulstração de Dom Quixote investindo contra um moinho de vento, sobre o qual está um violonista tocando no telhado. 

O Mundo é um Moído reúne tirinhas reúne tiras poéticas e sofridas  que foram produzidas ao longo de mais de dez anos pelo autor. Ele possui um estilo de tirinhas de 4 a 9 quadros, que se solidificou em uma série chamada "Filosofia de Banheiro" que virou livro em 2013. 



vídeo ilustrando uma das páginas do livro


As tirinhas de O Mundo é um Moído são divididas em diferentes categorias, já começando com  "Ainda é cedo, amor", em quadrinhos sobre coração partido, separação, amor não correspondido e os sentimentos antagônicos advindos destas circunstâncias. 


#paratodosverem: imagem de uma das páginas do livro com a ilustração de uma pessoa de ponta cabeça chorando, rosto entre as mãos e cujo corpo parece rachar. No último quadrinho, uma grande borboleta está pousada sobre o ombro da pessoa. Nos quadrinhos se lê: " Meu corpo rachou...você se foi. Me tornei uma carapaça. O que cresceu dentro foi embora voando".


Na segunda parte, "Em pouco tempo não serás mais o que és", os quadrinhos variam entre divagações, reflexões profundas e mesmo humor com elementos da mitologia e da cultura pop.


#paratodosverem: tira em quatro quadros, com duas personagens de olhos vendados conversando entre si: 
 Um pergunta ao outro, em três quadros: "Porque as pontas dos balões de fala são afiadas?"
Ao que o outro, mostrando algumas cicatrizes no corpo, responde no quarto quadro: "Palavras machucam"!

Em "quando notares estás à beira do abismo", o autor mostra como é ingrata, árdua e muitas vezes solitária a luta contra a depressão, algo que perpassa boa parte de seu trabalho. 

#paratodosverem: imagem de uma das páginas do livro com a ilustração de uma pessoa de olhos fechados, sentada segurando seus joelhos. Esta imagem ocupa todos os nove quadros. Distribuída entre os quadros, está a frase: " Eles te afogam e pedem: 'respira fundo'. Não sabem que hoje é um mergulho.



Segundo Sérgio Codespoti escreve no prefácio do livro, "Samuel nos atira nas profundezas das emoções e na angústia sem forma, mas nos permite emergir mais maduros, conhecedores das nossas limitações".  Seja na tirinha em que uma moça devolve um guarda-chuva na loja porque "ele só guarda rancor", nas referências a músicas como "Ela partiu" de Tim Maia ou em uma que ficou muito famosa na internet, da senhora idosa na barca de caronte, é impossível não refletir sobre nossos sentimentos e em como emoções podem impactar nas escolhas que fazemos.

Foi uma grata compra por impulso e recomendo a leitura com certeza!!!

Para conhecer e saber mais: 

Site do autor:Samuel de Gois


2 de mai. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #646

 Olá!!!

Tudo bem por aí?

Hoje, feriado - dia do trabalhador - aqui no Brasil e chega a ser um pouco desanimador que em pleno 2026 ainda precisemos lutar por dignidade em nossas profissões. 

Durante o dia hoje estive ocupada em acompanhar a procissão e missa de Nossa Senhora das Graças (sempre dia 1 de maio!), organizar algumas coisas em casa e descansar um pouco. Agora, encerrando as lidas domésticas, estou aqui para finalmente, antes do dia de hoje acabar, postar a imagem desta edição da nossa blogagem coletiva de todas as sextas-feiras! 

Foto de minha autoria

#paratodosverem: imagem de algumas velas acesas sobre uma superfície escura de mármore. Em destaque, uma vela vermelha, ainda inteira, sugerindo-se que foi acesa há pouco tempo. Logo atrás dela algumas velas  quase totalmente consumidas e outras recém-acesas. A imagem sugere que a superfície é um velário. 


Comum em muitas crenças é o fascínio e o significado simbólico das chamas, do fogo.
Faz todo sentido! O controlamos e,ao mesmo tempo,não! 


Bom final de semana e até a próxima!!!



24 de abr. de 2026

1 Imagem, 140 Caracteres #645

  Olá! 

Tudo bem? 

Sexta-feira chegou,depois de uma semana de trabalho um pouco mais curta. O que não significa que tenha sido menos cansativa, mas vamos lá! 

Mais um dia de sol se encerrou aqui há algumas horas e estamos esperando o tempo virar um pouco neste final de abril, o que me fez pensar nesta imagem abaixo para esta edição: 

 

Imagem extraída da Wikipedia

#paratodosverem:imagem de um cogumelo branco, pequeno, ao rés-do-chão em um gramado. Ao fundo, nota-se uma nuvem carregada de chuva chegando. 


Uma brisa que foi aumentando, a luz do sol sumindo, nuvem carregando. Será que cai uma gotinha em mim? Um refrigério faria bem!


Tenham um bom final de semana!



Novo aviso aos navegantes!

 Boa tarde!  Espero que todo mundo aí esteja bem!!! Passando para avisar que farei um breve hiato no blog.  Continuarei nas redes sociais, m...

Popular Posts