Pesquisar este blog

1 de mar. de 2011

Dicas da Semana # 03

Dia das dicas... hoje indicarei mais um blog e um portal




Para quem conhece a lenda de Teseu e Ariadne, o nome do blog já desperta por si uma certa curiosidade. Principalmente para quem já ouviu falar no Fio de Ariadne (não no blog, mas no termo de lógica).
A visita ao blog não decepciona.  Vanessa, a dona do blog, comenta sobre filmes, livros, música, até mesmo propagandas (comerciais) de forma clara, objetiva e que leva à reflexão.Dá vontade de visitar o blog de novo, e de novo..
O blog  também abre espaço para autores independentes e editoras pequenas.

Lançado em novembro de 2004, o portal Domínio Público propõe o compartilhamento de conhecimentos , colocando à disposição de todos os usuários Internet  uma biblioteca virtual. O objetivo na época era de constituir uma biblioteca de referência para professores, alunos, pesquisadores, enfim, para a população em geral.
Nas palavras do então ministro da Educação, Fernando Hadadd, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.
Neste site podem ser baixadas obras completas de autores  cujas obras já estão em domínio público (pois já faleceram há mais de  70 anos), conforme Alessandro, do blog Livros e Afins
Também se encontram videos, links para baixar músicas eruditas e clássicas,hinos, publicações sobre educação entre outras coisas. A pesquisa se faz de forma simples e o material é farto.
Muitas pessoas relatam ter recebido algumas vezes por e-mail um texto dizendo que o portal está prestes a ser encerrado pela falta de acessos, porém , segundo o Portal Mec isso não passa de um "hoax"

Espero que tenham gostado das dicas. Boa navegação!








2 comentários:

  1. Ótimas indicações!
    O domínio já conhecia pelo Livros e Afins, o blog estou conhecendo agora.
    Abraços
    Thai

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou aqui fuçando seu blog por conta da blogagem coletiva do Alessandro e acho uma indicação para o meu bloguinho! Muito obrigada, Mari!! De coração.

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #540

 Bom dia de sexta-feira, tudo bem?  Aqui está chegando a chuva, que aguardávamos há alguns dias, para dar um refresco e a oportunidade de pl...