Taí uma coisa difícil, muito difícil. Normalmente, se está na estante é porque já foi lido. Mas...se bem que... aqui em casa é nossa estante, então, procurando direitinho, encontrei um :
Os Bruzundangas, escrito por Lima Barreto (13/05/1881 - 1/11/1922) e publicado em 1923, ou seja, após a sua morte, é uma sátira em forma de crônicas, onde um viajante descreve um país fictício, Bruzundanga. Neste país, que nada mais é do que uma representação do Brasil do início do século XX, impera a corrupção, o fascínio por títulos de nobreza, propinas, desigualdades sociais.
Ao ver esta sinopse, fica difícil não traçar até mesmo um paralelo com nosso Brasil contemporâneo.
Faz alguns anos que obtive o livro, porém ainda não li.. apenas vi a sinopse.
(momento "facepalm": que vergonha, Marina!
Mas, já que estou participando de um desafio, desafio-me a mim mesma (kkkk.... ei, o pleonasmo foi de propósito, tá? Não precisaria avisar, mas vai que...) a lê-lo até o final deste ano. Assim que terminar de ler, volto aqui e comento!
E você, já leu ou ouviu falar sobre Os Bruzundangas?
Até a próxima!
OI Mari
ResponderExcluirNao conheço ainda este livro. Vou voltar pra ver o que achou do livro.
Tenho muitos livros na minha estante esperando a vez, duro e achar tempo pra ler tudo...kkk
Bjks mil
www.blogdaclauo.com
Este livro é maravilhoso! Não à toa que em certos comentários sobre política eu costumo usar o termo "Bruzundanga" ao invés de Brasil porque a sátira de Lima Barreto é demolidora e perfeitamente adaptável aos nossos tempos - o que é bom e ruim ao mesmo tempo, pois demonstra que o nosso país continua, sob muitos aspectos, ainda com problemas similares de 100 anos atrás.
ResponderExcluirBom dia Mari, engraçado com esta coisa de corrupção é velha neste país. Acho mesmo que ela desembarcou com Cabral no primeiro contato com os indios.
ResponderExcluirEste livro acendeu minha curiosidade para ler, vou procurar.
Valeu a dica e deixe de preguiça, vá ler o livro.
Um abração com carinho amiga.
Aqui já procurando a imagem dos 140.
Bom lindo fim de semana.
Não tinha conhecimentos desse título mas o texto deve retratar a nossa atualidade embora escrito em outra época.
ResponderExcluirAbraço!
Sonia