Pesquisar este blog

6 de abr. de 2016

Desafio Literário 2016 - Um livro de Minha Estante que ainda não li

Xi, um livro que ainda não li? 

Taí uma coisa difícil, muito difícil. Normalmente, se está na estante é porque já foi lido. Mas...se bem que... aqui em casa é nossa estante, então, procurando direitinho, encontrei um :




Os Bruzundangas, escrito por Lima Barreto (13/05/1881 - 1/11/1922) e publicado em 1923, ou seja, após a sua morte, é uma sátira em forma de crônicas, onde um viajante descreve um país fictício, Bruzundanga. Neste país, que nada mais é do que uma representação do Brasil do início do século XX, impera a corrupção, o fascínio por títulos de nobreza, propinas, desigualdades sociais.
Ao ver esta sinopse, fica difícil não traçar até mesmo um paralelo com nosso Brasil contemporâneo. 
Faz alguns anos que obtive o livro, porém ainda não li.. apenas vi a sinopse. 

(momento "facepalm": que vergonha, Marina! 


Mas, já que estou participando de um desafio, desafio-me a mim mesma (kkkk.... ei, o pleonasmo foi de propósito, tá? Não precisaria avisar, mas vai que...) a lê-lo até o final deste ano. Assim que terminar de ler, volto aqui e comento! 



E você, já leu ou ouviu falar sobre Os Bruzundangas


Até a próxima! 







4 comentários:

  1. OI Mari
    Nao conheço ainda este livro. Vou voltar pra ver o que achou do livro.
    Tenho muitos livros na minha estante esperando a vez, duro e achar tempo pra ler tudo...kkk
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  2. Este livro é maravilhoso! Não à toa que em certos comentários sobre política eu costumo usar o termo "Bruzundanga" ao invés de Brasil porque a sátira de Lima Barreto é demolidora e perfeitamente adaptável aos nossos tempos - o que é bom e ruim ao mesmo tempo, pois demonstra que o nosso país continua, sob muitos aspectos, ainda com problemas similares de 100 anos atrás.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mari, engraçado com esta coisa de corrupção é velha neste país. Acho mesmo que ela desembarcou com Cabral no primeiro contato com os indios.
    Este livro acendeu minha curiosidade para ler, vou procurar.
    Valeu a dica e deixe de preguiça, vá ler o livro.
    Um abração com carinho amiga.
    Aqui já procurando a imagem dos 140.
    Bom lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Não tinha conhecimentos desse título mas o texto deve retratar a nossa atualidade embora escrito em outra época.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, Caracteres #537

 Bom dia, gente!  Sexta-feira começando e aqui uma chuva calma aliviou um pouco a temperatura durante a noite.  Espero que estejam bem!  O a...