Desafio Literário 2017 - Um livro pulicado no ano em que você nasceu
Autor: Ziraldo Alves Pinto
Páginas: 112
Editora: Melhoramentos
Ano: 1980 ( primeira edição)
O Menino Maluquinho é um dos livros mais conhecidos de Ziraldo, inclusive para muitas pessoas é o único. São poucas as pessoas que podem dizer nunca ter ouvido falar do menino com " olho maior que a barriga,fogo no rabo, vento nos pés, pernas enormes para abraçar o mundo e macaquinhos no sótão".
A espontaneidade da infância, as brincadeiras, traquinagens e aventuras com os amigos são relembradas com ternura ao se incorporarem a este personagem, um menino "maluquinho" que não tem medo de ser feliz.
Uma das características apontadas no livro é o grande coração que ele possui. Muito querido pelos colegas, um "companheirão" apesar de ser o menor dos meninos da sua turma de amigos. Tão admirado pela meninada quanto pelos adultos, pelo seu caráter, apesar de ser um pouco levado. Menino criativo, que fazia versos, criava canções e brincadeiras e deixava todos à sua volta exclamando como ele era maluquinho.
O menino sabia aproveitar as alegrias que sua infância proporcionava: os amigos, a casa dos avós, jogos de futebol, as "dez namoradas"(rsrsrs) e os inevitáveis machucados que lhe rendiam o apelido de "múmia" na volta ás aulas.
O que encanta neste livro é justamente retratar a vida de um menino vivendo uma vida relativamente comum, com problemas normais da infância.
O livro retrata de forma delicada a vida deste menino, até mesmo ao tocar no assunto da separação dos pais, quando o maluquinho formula a "teoria dos lados" e conforma-se com algo que ele não teria como solucionar.
A inevitabilidade do tempo também aparece,vislumbrando como o menino ficou quando cresceu: mantendo o bom coração que tinha na infância, mostrando que na realidade o tempo todo fora uma criança feliz.
O tempo todo o menino não é nomeado. Aliás, no livro que deu origem a toda uma série de livros, ( e quadrinhos, animações, produtos licenciados, enfim) o nome de nenhuma pessoa é mencionado, pois o "menino maluquinho" pode ser qualquer criança de qualquer cidade, de qualquer família.
O personagem ficou tão famoso que depois do sucesso do primeiro livro, vieram outros, além de diversos gibis temáticos, séries de televisão e dois filmes.
O livro recebeu o Prêmio Jabuti, um prêmio significativo para livros infantis.
Onde posso encontrar?
Livro Físico: (alguns sites)
Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Livro Online:
O Menino Maluquinho
(Não está completo, é uma versão mais resumida para divertir as crianças)
Filme (Youtube)
Para saber mais:
Wikipédia
Site Oficial do escritor Ziraldo
Site do Menino Maluquinho ( este especial para crianças, com piadas, tirinhas, frases e histórias)
E você, já leu O Menino Maluquinho? Escreva suas impressões sobre o livro para a gente!
Gostaria de ler? Quando ler, volta aqui e conta como foi, vou adorar saber!
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Imagem, 140 Caracteres #572
Olá! Tudo bem com vocês? Chegou o sábado, pois na sexta não estava conseguindo escrever, e aqui estamos! Hoje foi um dia chuvoso e até um...
-
O exemplar que tenho em casa, velhinho mas em bom estado Livro : Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias Autora : Ruth Rocha Ilus...
-
Voltamos com a BC Raio-X, sempre que puder e conseguir, é claro, estou no meio! A pergunta desta semana é: Qual ou quais seriados antigo...
-
Bom dia para todo mundo! Não consegui postar antes, pois estava com problemas no computador e não gosto de blogar (ainda posso escrever es...
Bah, esse livro todos adoram há tanto tempo! Encanta grandes e pequenos! Prêmios merecidos... bjs, chica
ResponderExcluirOi Mari, na época do 'estouro' desse livro nasceram, na minha casa, 3 meninos, todos "maluquinhos", graças a Deus...
ResponderExcluirMas, o do Ziraldo, não tive tempo de ler. Agora vc mexeu comigo e vou ler.
BJK
JAN
Eu não li, mas vi o filme e amei. Acho encantadora a ideia da história. Encantadora e terna e cheia do melhor da infância a ponto de a essa altura do campeonato já merecer o titulo de clássico.
ResponderExcluirJaci
Uma Pandora e Sua Caixa