Pesquisar este blog

16 de ago. de 2017

Resenha: O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Desafio Literário 2017 - Um livro pulicado no ano em que você nasceu 

Autor: Ziraldo Alves Pinto

Páginas: 112
Editora: Melhoramentos
Ano: 1980 ( primeira edição)





              O Menino Maluquinho é um dos livros mais conhecidos de Ziraldo, inclusive para muitas pessoas é o único. São poucas as pessoas que podem dizer nunca ter ouvido falar do menino com " olho maior que a barriga,fogo no rabo, vento nos pés, pernas enormes para abraçar o mundo  e macaquinhos no sótão". 



A espontaneidade da infância, as brincadeiras, traquinagens e aventuras com os amigos são relembradas com ternura ao se incorporarem a este personagem, um menino "maluquinho" que não tem medo de ser feliz. 
Uma das características apontadas no livro é o grande coração que ele possui.  Muito querido pelos colegas, um "companheirão" apesar de ser o menor dos meninos da sua turma de amigos. Tão admirado pela meninada quanto pelos adultos, pelo seu caráter, apesar de ser um pouco levado. Menino criativo, que fazia versos, criava canções e brincadeiras e deixava todos à sua volta exclamando como ele era maluquinho.  

O menino sabia aproveitar as alegrias que sua infância proporcionava: os amigos, a casa dos avós, jogos de futebol, as "dez namoradas"(rsrsrs) e os inevitáveis machucados que lhe rendiam o apelido de "múmia" na volta ás aulas. 

O que encanta neste livro é justamente retratar a vida de um menino vivendo uma vida relativamente comum, com problemas normais da infância. 
O livro retrata de forma delicada a vida deste menino, até mesmo ao tocar no assunto da separação dos pais, quando o maluquinho formula a "teoria dos lados" e conforma-se com algo que ele não teria como solucionar.

A inevitabilidade do tempo também aparece,vislumbrando como o menino ficou quando cresceu: mantendo o bom coração que tinha na infância, mostrando que na realidade o tempo todo fora uma criança feliz. 

O tempo todo o menino não é nomeado. Aliás, no livro que deu origem a toda uma série de livros, ( e quadrinhos, animações, produtos licenciados, enfim) o nome de nenhuma pessoa é mencionado, pois o "menino maluquinho" pode ser qualquer criança de qualquer cidade, de qualquer família. 

O personagem ficou tão famoso que depois do sucesso do primeiro livro, vieram outros, além de diversos gibis temáticos, séries de televisão e dois filmes. 

O livro recebeu o Prêmio Jabuti, um prêmio significativo para livros infantis. 



Onde posso encontrar? 

 Livro Físico: (alguns sites)

Livraria da Travessa

Livraria Cultura



Livro Online:
O Menino Maluquinho

(Não está completo, é uma versão mais resumida para divertir as crianças)

Filme (Youtube) 



Para saber mais: 

Wikipédia

Site Oficial do escritor Ziraldo

Site do Menino Maluquinho ( este especial para crianças, com piadas, tirinhas, frases e histórias)



E você, já leu O Menino Maluquinho? Escreva suas impressões sobre o livro para a gente!  
Gostaria de ler? Quando ler, volta aqui e conta como foi, vou adorar saber! 













3 comentários:

  1. Bah, esse livro todos adoram há tanto tempo! Encanta grandes e pequenos! Prêmios merecidos... bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, na época do 'estouro' desse livro nasceram, na minha casa, 3 meninos, todos "maluquinhos", graças a Deus...
    Mas, o do Ziraldo, não tive tempo de ler. Agora vc mexeu comigo e vou ler.

    BJK
    JAN

    ResponderExcluir
  3. Eu não li, mas vi o filme e amei. Acho encantadora a ideia da história. Encantadora e terna e cheia do melhor da infância a ponto de a essa altura do campeonato já merecer o titulo de clássico.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir

Devaneie você também!

1 Imagem, Caracteres #537

 Bom dia, gente!  Sexta-feira começando e aqui uma chuva calma aliviou um pouco a temperatura durante a noite.  Espero que estejam bem!  O a...