Pesquisar este blog

13 de set. de 2011

A História se Repete? Contribuição dos Leitores.

No domingo, postei um texto (meu ponto de vista) sobre a(s) enchente(s) em Santa Catarina, comparando a grosso modo os anos de 2008 e 2011. 
Recebi comentários que me chamaram a atenção: 




"Este é um problema sério, não somente no Estado de Santa Catarina mas na maioria das regiões serranas do Brasil.
Muitas tragédias poderiam ser evitadas, dizem, por pessoas mesmo conscientes em estarem em locais de riscos, continuam a fazer casas e insistem em permanecer nos mesmos, contanto, me pergunto que opção elas tem.
Muitos não recuperaram desde 2008 porque muitos perderam toda uma vida de trabalho nesta tragédia e, certamente, pode ser que se leve uma outra vida para recuperar... ou não. (Christian)



"O que pode ser feito para resolver essa situação?
Retirar as pessoas das áreas de risco? Evitar desmatamento em barrrancos? Sistema de escoamento de água mais eficiente?
E o que o governo fez desde a tragédia de 2008?
Não podemos nos esquecer dos outros inúmeros casos que também terminaram em tragédia, como aconteceu com o RJ recentement
e". (Fernando) 


Gostei dos questionamentos, e penso o seguinte: muito se fala sobre como fazer para resolver a situação, sobre as áreas de risco, e afins... e, como escrevi no título do post, "A história se repete"... Autoridades, políticos, pessoas "comuns", apresentam ideias, reclamam, desabafam, dão sugestões..... mas quando há um novo cataclisma, vemos como em um filme reprisado, o conhecido quadro: famílias desalojadas, pessoas perdendo bens e vidas... E fica a pergunta: tanto em SC, como no RJ, ou outros estados que volta e meia são castigados pelas cheias: 

O que o governo tem feito? 

Ou melhor, o que nós todos temos feito? 

O que falta, para que ideias se tornem fatos?
 
E você? O que pensa a respeito deste assunto?  Vamos usar a caixa de comentários e nos manifestar. 

( Conclusão em uma futura postagem, ainda essa semana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #541

 Bom dia para todo mundo!  Não consegui postar antes, pois estava com problemas no computador e não gosto de blogar (ainda posso escrever es...