Pesquisar este blog

25 de set. de 2011

Sobre leitura e prazer de ler

Tenho notado um fenômeno que vem ganhando força, ao qual chamarei aqui de "leitura fast-food": pessoas que querem ler, porém sem ter que empregar mais de dois minutos. (aliás, dois minutos já é muito).

Experimente postar uma opinião que contenha mais de um parágrafo no orkut, facebook ou por e-mail: uma das respostas inevitáveis é "preguiça de ler.." ou, comentários com interpretações errôneas sobre o conteúdo publicado, mostrando de forma evidente que o comentarista não leu até o fim, apanhando uma frase aqui ou ali para ter uma resposta para postar. (não estou falando de trolls ou coisas do gênero, ou de gente que não lê mas copia - talvez fale disso em outra ocasião).

Ou seja, falando objetivamente: se entrou no blog por que o assunto interessou, que seja com tempo para ler mesmo o texto, não só superficialmente.  Alessandro Martins ilustrou essa realidade em um post, no Quero Ter um Blog,:  Confirmado: a maioria dos leitores da internet não passam do título

As pessoas que mantém blog, não o fazem apenas por vaidade (tá, bom tem as que fazem), mas sim porque tem algo a dizer e acham que vai ser bom . Para criar um post, precisamos pensar no que vamos escrever, colocar as palavras de modo que possamos ser corretamente interpretados, formatar o texto, enfim, não deixa de ser um trabalho. Ah, e claro, nossa vida não se resume a escrever - no meu caso, por exemplo, é um hobby. 

Enfim, antes que o texto fique muito longo e as pessoas não leiam - hauahauah - gostaria de pedir aos leitores que acompanham o Devaneios:na sua opinião, por que tanta gente lê de forma superficial? Falta de tempo? De paciência? Linguagem difícil? Qual a sua opinião a respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devaneie você também!

1 Imagem, 140 Caracteres #540

 Bom dia de sexta-feira, tudo bem?  Aqui está chegando a chuva, que aguardávamos há alguns dias, para dar um refresco e a oportunidade de pl...